Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que fazer para não chorar ao cortar cebola? Especialistas dão dicas

    Cebolas são saborosas e uma parte essencial de vários pratos, mas a sensação de ardência nos olhos pode fazer com que elas não pareçam valer a pena

    Veja dicas de como cortar uma cebola sem chorar
    Veja dicas de como cortar uma cebola sem chorar Keiko Iwabuchi/Getty Images

    Madeline Holcombeda CNN

    Precisa chorar? Hora de picar uma cebola.

    As cebolas são saborosas e uma parte essencial de vários pratos, mas a sensação de ardência nos olhos pode fazer com que elas não pareçam valer a pena.

    Todo mundo afirma ter o melhor truque para reduzir as lágrimas ao cortar cebolas, mas a CNN conversou com especialistas para ver quais valem a pena.

    Por que eu choro ao cortar cebolas?

    Essa sensação de ardor nos olhos serve a um propósito para as cebolas, disse a Dra. Abbey Thiel, cientista de alimentos e apresentadora do canal do YouTube Abbey the Food Scientist.

    “É realmente o mecanismo de defesa da planta para evitar que seja comida”, disse Thiel. Muitas plantas têm maneiras de evitar virar alimento, como espinhos ou um gosto amargo, acrescentou.

    As defesas de uma cebola vêm de sua estrutura celular, que tem diferentes compartimentos para separar substâncias que poderiam ter uma reação, disse ela.

    Quando você danifica essas células – como com uma faca – uma enzima e um aminoácido são combinados para formar compostos de enxofre e outra enzima que envia vapor para o ar e, eventualmente, para seus olhos, disse o Dr. Bryan Quoc Le, pesquisador docente da Universidade Luterana do Pacífico em Parkland, Washington.

    “Após reagir com a umidade em nossos olhos, pequenas quantidades de ácido sulfúrico são produzidas, o que irrita a córnea e leva às lágrimas”, disse Thiel por e-mail.

    Use um ventilador

    Um ótimo método para produzir menos lágrimas ao cortar cebolas é colocar um ventilador perto de você para soprar o ar perto do vegetal para longe, disse Thiel.

    “Dessa forma, o vento leva embora as moléculas que geralmente entram em seus olhos e levam às lágrimas”, disse ela.

    Proteja seus olhos com óculos de proteção

    Sim, eles parecem bobos, mas os óculos de proteção são um método infalível, disse Thiel. Eles protegem seus olhos das moléculas no ar, disse ela.

    “Notei que usar lentes de contato (em vez de óculos) faz uma grande diferença quando estou cortando uma cebola”, disse Thiel. “Você só quer ter algum tipo de escudo protegendo seus olhos”.

    Resfrie a cebola

    A geladeira, o freezer ou uma tigela de água gelada também podem ajudar, disse Le.

    Congelar, assim como aquecer no microondas, pode alterar a textura da cebola, então só use esse método quando estiver fazendo algo como uma sopa, disse ele.

    E armazenar cebolas na geladeira pode diminuir o sabor delas, disse Le. Em vez disso, mantenha suas cebolas em um local fresco e seco e coloque-as na geladeira ou em água fria cerca de 20 minutos antes de começar a picar, disse ele.

    Aumente o calor

    O calor pode ajudar a reduzir os vapores, então você pode aquecer uma cebola no microondas antes de cortá-la, disse Le.

    Dependendo do tamanho da cebola, deve levar de 30 segundos a alguns minutos, acrescentou.

    Mas Le só recomenda fazer isso se estiver fazendo algo onde a textura da cebola não seja tão importante, porque usar o microondas pode interferir na crocância da cebola.

    Adicione ácidos

    Ácidos adicionados às suas cebolas podem ajudar a reduzir a sensação de ardor nos olhos e aumentar o sabor para suas papilas gustativas, disse Le.

    A enzima que converte aminoácidos em cebolas para causar a sensação de ardor funciona bem em uma faixa de pH específica, disse ele. Um ácido como limão ou vinagre retardará a enzima, produzindo os vapores que levam às lágrimas.

    Diminuir a enzima que induz as lágrimas da cebola tem outra vantagem: mantém intacto o aminoácido que confere à cebola sua capacidade de realçar o sabor em uma receita, disse Le.

    Acenda velas

    Algumas pessoas juram que acender uma vela enquanto cortam uma cebola funciona. É possível que isso funcione, disse Le.

    “Eu poderia ver isso funcionando, mas realmente depende do tipo de vela”, disse Le. Pode bloquear os vapores, ou uma vela perfumada pode ter uma reação com os vapores que é útil.

    Mas não é um método garantido, acrescentou.

    “Talvez isso distraia você com o cheiro agradável”, disse Thiel.

    Morda um pedaço de pão

    Funciona segurar um pedaço de pão ou torrada na boca para evitar chorar ou parar as lágrimas? É difícil dizer, disse Le, que também é autor de “150 Perguntas Respondidas sobre Ciência dos Alimentos”.

    Algumas pessoas podem achar que esse método reduz a sensação de ardor e lágrimas, mas não é algo em que se possa contar para funcionar sempre, disse ele.

    Le disse que não tem certeza sobre a teoria por trás disso. Pode ser o pão absorvendo o vapor, ou pode ser psicológico, disse ele.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original