Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que se sabe sobre gripe aviária em vacas e o risco para pessoas

    Doença já foi confirmada em 11 estados americanos

    Ainda não está claro como o vírus da gripe aviária está se espalhando
    Ainda não está claro como o vírus da gripe aviária está se espalhando Kalinovskiy/Getty Images

    Julie SteenhuysenTom PolansekJennifer Rigbyda Reuters Londres e Chicago

    O surto de gripe aviária em vacas-leiteiras foi confirmado em Minnesota e Iowa, nos Estados Unidos, elevando para 11 o número total de estados afetados, que devem intensificar as testagens a pedido do governo. Confira abaixo o que se sabe sobre o problema e entenda qual risco oferece para os seres humanos.

    Mais de 80 rebanhos leiteiros e três trabalhadores testaram positivo para o vírus desde o final de março. Outros estados que relataram rebanhos infectados incluem Colorado, Idaho, Kansas, Michigan, Novo México, Carolina do Norte, Ohio, Dakota do Sul e Texas.

    Por que a gripe aviária é uma preocupação?

    Autoridades de saúde dizem que o risco para o público permanece baixo.

    Mas a propagação da gripe aviária entre o gado leiteiro reflete uma expansão do leque de mamíferos que podem ficar doentes com o vírus que normalmente infecta as aves. Além disso, especialistas dizem que encontrar a gripe aviária nos humanos é preocupante.

    Os cientistas estão em alerta para alterações do vírus H5N1 que possam indicar que está se adaptando para se espalhar com maior facilidade entre os seres humanos.

    O vírus tem causado infecções graves ou fatais entre pessoas que tiveram contato próximo com aves, selvagens ou domésticas, infectadas. Por isso, o vírus é apontado há muito tempo como potencial epidêmico. Assim, qualquer expansão para uma nova espécie de mamífero é preocupante.

    As infecções no gado são provenientes do mesmo subtipo de gripe aviária que tem infectado aves selvagens e rebanhos de aves em todo o mundo há mais de dois anos, matando também várias espécies de mamíferos que provavelmente contraíram o vírus ao consumir aves doentes ou mortas.

    Caso de gripe aviária H5N2 no México está relacionado?

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta semana a morte de uma pessoa no México que havia sido infectada pela gripe aviária H5N2.

    Foi a primeira vez que um vírus da gripe aviária H5N2 infectou um ser humano em todo o mundo, e o primeiro caso de H5 relatado em uma pessoa no México. Não está claro como a pessoa foi infectada. Autoridades mexicanas disseram que o homem morreu de outros problemas de saúde, enquanto a OMS afirmou que a morte teve múltiplos fatores.

    Embora a gripe aviária infecte e mate principalmente aves, infecções humanas podem ocorrer e causar doenças graves ou fatais. Infecções humanas recentes com outros tipos de gripe aviária, além do caso H5N2 no México, incluem um caso envolvendo um subtipo diferente de H5N1 na Austrália e uma infecção por H5N6 em maio na China.

    Quão generalizado é o surto de gripe aviária em bovinos?

    A extensão total permanece desconhecida, mas pode ocorrer em mais rebanhos do que os documentados.

    A Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, dos EUA disse ter detectado fragmentos do vírus H5N1 em cerca de uma em cada cinco amostras durante uma pesquisa nacional de leite no varejo.

    As autoridades de saúde dos EUA acreditam que as pessoas não podem ficar doentes por beber leite pasteurizado, mas alertam para não beber leite cru não pasteurizado.

    O vírus pode estar presente em vacas que não apresentam sinais de infecção.

    Como H5N1 está se espalhando nos Estados Unidos?

    Ainda não está claro como o vírus está se espalhando, mas há evidências de transmissão de aves selvagens para vacas, vacas para vacas, vacas para aves e três casos de transmissão de vaca para humanos. Não há evidências de transmissão entre humanos.

    Devido à elevada carga viral no leite e nas glândulas mamárias, os cientistas suspeitam que o vírus esteja sendo transmitido aos animais durante o processo de ordenha.

    Ainda não se sabe se o vírus pode se espalhar para as vacas por meio de gotículas respiratórias que infectam as vias respiratórias, já que os vírus da gripe normalmente se espalham em humanos , mas estudos estão em andamento .

    Os cientistas acreditam que os trabalhadores agrícolas provavelmente foram infectados pela exposição ao leite infectado. Os sintomas humanos incluem conjuntivite ou olho rosa e sintomas respiratórios leves.

    Existe vacina contra a gripe aviária para seres humanos?

    Os EUA mantêm um estoque de vacinas contra uma série de cepas de gripe. No mês passado, as autoridades americanas afirmaram que decidiram fabricar uma vacina muito semelhante ao vírus H5N1, o que resultará em 4,8 milhões de doses do imunizante.