Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    OMS libera leite de vaca para bebês de 6 a 11 meses que não mamam

    Recomendação está em publicação intitulada "Guia para alimentação complementar de bebês e crianças de 6 a 23 meses de idade"

    Bebês a partir de seis meses que não tomam leite materno podem passar a receber leite de vaca
    Bebês a partir de seis meses que não tomam leite materno podem passar a receber leite de vaca Banco de imagens/Pexels/Keira Burton

    Pedro N. Jordãoda CNN São Paulo

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nova diretriz que libera o uso de leite de vaca para bebês de 6 a 11 meses que não tomam leite materno.

    “Para bebês de 6 a 11 meses que recebem leites diferentes do leite materno, pode-se oferecer fórmula infantil ou leite de origem animal”, escreve o órgão.

    A recomendação consta na publicação intitulada “Guia para alimentação complementar de bebês e crianças de 6 a 23 meses de idade” e difere do que dizem algumas sociedades médicas, que recomendam apenas o uso da fórmula para bebês nessa faixa etária que não mamam.

    Os tipos de leites de origem animal que podem ser utilizados incluem leite animal pasteurizado, leite reconstituído evaporado (mas não condensado), leite fermentado ou iogurte natural.

    A recomendação não difere muito, no entanto, do que o Ministério da Saúde já dizia em 2019, no seu “Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos”.

    “O leite de vaca podem ser utilizados como ingredientes em receitas feitas em casa, desde os 6 meses de idade”, previa a pasta.

    Apesar da recomendação nacional, o Ministério da Saúde ressalta que se a criança ainda toma o leite materno não é necessário substitui-lo pelo leite de vaca ou pela fórmula.

    Antes dos seis meses, a OMS e a Saúde contraindicam qualquer outro alimento para os bebês além de leite materno.

    Já para os bebês de 12 a 24 meses que não mamam, a OMS diz que o leite de vaca deveria ser oferecido, e não mais as fórmulas de transição.

    VÍDEO – Mães passam anticorpos contra Covid para bebês pelo leite materno, aponta USP