Órgão federal abre consulta pública para inclusão de Wegovy no SUS

Instrumento permite que a sociedade civil e classe médica contribua com opiniões e informações para a incorporação do medicamento na rede pública de saúde

Gabriela Maraccini, da CNN
Wegovy
Wegovy é um medicamento utilizado para o tratamento de obesidade  • Michael Siluk/UCG/Universal Images Group/GettyImages
Compartilhar matéria

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) abriu uma consulta pública para ouvir a sociedade civil e a classe médica sobre a inclusão de Wegovy no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é indicado para o tratamento da obesidade.

Se aprovado, esse será o primeiro tratamento medicamentoso para a doença disponível da rede pública de saúde brasileira. Na rede privada, a dose máxima (2,4 mg) pode chegar a R$ 1.799.

O Wegovy é um medicamento injetável composto por semaglutida, a mesma molécula presente no Ozempic, indicado para diabetes tipo 2. Ambos os tratamentos são da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk.

Na consulta pública, a população é convidada para opinar sobre projetos, normas, regulamentos e políticas públicas. Neste caso, a sociedade civil e a classe médica podem opinar e dar informações sobre a inclusão do Wegovy na rede pública de saúde.

"Essa submissão representa um passo importante no compromisso da Novo Nordisk em ampliar o acesso da população a tratamentos inovadores e eficazes", afirma Leonardo Bia, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk no Brasil. "Oferecer um tratamento medicamentoso comprovado para a obesidade na rede pública pode não apenas salvar vidas, mas também reduzir os custos associados ao tratamento das doenças crônicas ligadas ao sobrepeso."

A consulta pública pode ser acessada virtualmente neste link. Basta responder às perguntas feitas no formulário e estar logado no site do governo. As contribuições devem ser feitas até o dia 30 de junho de 2025.