Paes planeja terceira dose de vacina contra a Covid-19 para idosos no RJ

Prefeito informou que a proposta está em avaliação e depende de aprovação do Ministério da Saúde

Eduardo Paes (PSD) anunciou à CNN a intenção de aplicar a terceira dose da vacina em idosos
Eduardo Paes (PSD) anunciou à CNN a intenção de aplicar a terceira dose da vacina em idosos Foto: DIKRAN JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Iuri Corsini, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), revelou à CNN nesta quinta-feira (1º) que pretende vacinar idosos com uma terceira dose de vacina contra a Covid-19. Segundo ele, a proposta está sendo formulada, mas terá que passar pelo aval do Ministério da Saúde, para estar em consonância com o Plano Nacional de Imunizações (PNI).

O prefeito também afirmou que já conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o assunto. A intenção é de que esta etapa de vacinação ocorra ainda neste ano.

“Não está definido. Essa é uma proposta que está sendo formulada pelo comitê científico da prefeitura e pelo secretário Daniel Soranz. Isso tem que ser levado ao Ministério da Saúde. Eu já falei isso com o ministro Queiroga na semana passada, quando ele aqui esteve. Mas essa é uma decisão do Plano Nacional de Imunização”, disse Paes.

O prefeito explicou que a intenção surgiu devido ao avanço da campanha de vacinação no município. Paes disse ainda que há grandes chances de vacinar toda a população com a primeira dose até meados de agosto e de aplicar a segunda dose em toda a população apta a ser imunizada entre outubro e novembro. 

Antecipação no calendário

A intenção anunciada por Paes foi revelada no mesmo dia em que a prefeitura divulgou mais uma antecipação do calendário de vacinação. Até o dia 17 de julho, a campanha vai avançar até a faixa dos 37 anos. Anteriormente, a previsão era de que esse prazo fosse cumprido em 4 de agosto.

Até o momento, 58% da população adulta e 45,2% da população em geral já foram vacinadas com a primeira dose do imunizante na cidade. Em relação aos idosos, 1.193.476 receberam a primeira dose. Destes, 810.157 já foram imunizados também com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Em números gerais, a capital do estado registra mais de 4 milhões de vacinas aplicadas e quase 980 mil pessoas imunizadas também com a segunda dose, além de 46 mil com dose única. Ao todo, quase 20% da população adulta do município já tem o esquema vacinal concluído.

Mais Recentes da CNN