Pandemia faz brasileiro priorizar apoio à saúde universal, aponta ONU

Os brasileiros apontaram também as mudanças climáticas, os riscos relacionados à saúde e o conflito armado como temas que afetarão o mundo após 2020

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Henrique Andrade* da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Acesso à saúde universal e medidas contra as desigualdades aprofundadas pela crise do coronavírus. Essas são as prioridades apontadas por mais de 5 mil brasileiros em prévia de pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgada nesta sexta-feira (18).

Para comemorar seus 75 anos, a ONU lançou uma consulta global, a fim de compreender os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. O questionário já foi respondido por mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.

Os brasileiros apontaram também as mudanças climáticas, os riscos relacionados à saúde e o conflito armado como temas que mais afetarão o mundo após 2020. 

Por fim, 44,6% dos consultados do país acredita que condição de vida piorará daqui a 25 anos, enquanto 40,5% confiam que estarão em situação melhor. A maior parte deseja que, no futuro, também haja acesso à educação e maior proteção ambiental.

(*Sob supervisão de Giovanna Bronze)

Mais Recentes da CNN