Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Paraná negocia com a Rússia produção de vacinas contra Covid-19

    Detalhes foram discutidos em Brasília e expectativa é de que acordo seja formalizado nos próximos dias

    Da CNN, em São Paulo

    O Paraná está negociando com a Rússia uma parceria para a produção de vacina contra o novo coronavírus. A cooperação técnica foi tratada na sexta-feira (24) durante reunião, em Brasília, entre o chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva, e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

    O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) foi colocado à disposição para produção das vacinas – o órgão já atua em parceria com a Fiocruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na produção de testes moleculares para diagnóstico da Covid-19. De acordo com Silva, já houve aprovação do embaixador da Rússia e o protocolo está sendo preparado em parceria.

    Além da vacina, a parceria pode incluir produção de medicamentos para o novo coronavírus. Uma reunião deve acontecer com o governador Ratinho Júnior para formalizar os detalhes. O poder executivo encaminhou à Assembleia Legislativa uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias para que haja uma reserva de R$ 100 milhões no orçamento de 2021 para a compra de vacinas. 

    (Edição: Amauri Arrais)