Pernambuco vai realizar testes de Covid-19 em estádios de futebol

Ação começa a partir deste sábado (22), nos jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa Nordeste

Clube Náutico será o primeiro a realizar testagens contra a Covid-19 nos torcedores
Clube Náutico será o primeiro a realizar testagens contra a Covid-19 nos torcedores Tiago Caldas/Fotoarena

Anna Gabriela Costada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Com o objetivo de levar a testagem de Covid-19 para locais com grande circulação de pessoas, o estado de Pernambuco dará início aos testes em estádios de futebol. A iniciativa, em parceria com os clubes, será aplicada nos jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa Nordeste que ocorrem no estado a partir deste sábado (22).

A primeira partida a receber a ação será a de Náutico x Íbis, no estádio dos  Aflitos, que abre a temporada do Campeonato Pernambucano deste ano.

“Após muito esforço por parte do Náutico, e com o intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Saúde, foi disponibilizada uma carga de mil testes de antígeno para serem realizados entre os torcedores que irão ao jogo do próximo sábado, contra o Íbis, nos Aflitos. A testagem não terá qualquer custo para o torcedor alvirrubro”, divulgou o Náutico.

Segundo o governo estadual, serão disponibilizados 10 mil testes rápidos para serem aplicados ao público dos estádios de futebol. As testagens continuam, normalmente, em centros fixos e postos volantes do estado.

“Para levar os exames a locais de grande circulação, o Programa TestaPE disponibilizará 10 mil testes rápidos de antígeno para reforçar a vigilância do novo coronavírus durante a realização das competições de futebol que ocorrem no território pernambucano a partir deste sábado”, informou o governo.

Na parceria, caberá aos clubes organizar a logística para a realização dos exames nos estádios, assim como a responsabilidade técnica, tanto pelos profissionais de saúde habilitados, como a inserção de dados nos sistemas de informação, segundo explicouu o governo pernambucano.

Os novos protocolos do Plano de Convivência com a Covid-19, que estão vigentes até o dia 31/01, determinam a capacidade máxima de 3 mil torcedores nos estádios dos Aflitos, Arruda, Ilha do Retiro e Arena de Pernambuco, e de 50% da capacidade nos estádios com capacidade abaixo de 6 mil lugares.

Além disso, será exigido passaporte vacinal, com a comprovação das duas doses, e um teste negativo para Covid-19 feito com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.

“É fundamental que, com a presença de torcida nos jogos de futebol, Pernambuco teste o máximo as pessoas que estão circulando nesses eventos, mesmo que estejam com a capacidade reduzida. Sabemos que a testagem é fundamental para o monitoramento do vírus, especialmente, com a presença da variante Ômicron. Testar é uma das iniciativas fundamentais no enfrentamento à pandemia”, disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.

Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19:

Dados da Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (21), 2.266 casos da Covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 663.854 casos confirmados da doença, sendo 55.640 graves e 608.214 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Pernambuco já aplicou 15.628.084 doses de vacinas contra a Covid- 19 na pulação.

“Com relação às primeiras doses, foram 7.398.092 aplicações (cobertura de 96,17%). Do total, 6.511.184 pernambucanos (84,64%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.338.083 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 que foram contemplados com vacina aplicada em dose única”, disse o governo.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 1.718.808 (cobertura de 26,02%) no estado.

Mais Recentes da CNN