Queda da cobertura vacinal eleva risco de volta de doenças eliminadas no país

Neste episódio do podcast E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta dados que apontam índices menores de vacinação para enfermidades como poliomielite e sarampo

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

Dados do Ministério da Saúde indicam que o esquema vacinal de doenças que assolaram o país em outras décadas vem sofrendo uma queda significativa e já alcançou os patamares dos anos de 1980. A redução já despertava cautela antes mesmo da pandemia, mas a situação dá sinais de ter se agravado em meio a ondas de desinformação surgidas no combate à Covid-19.

A BCG – considerada uma das vacinas mais importantes por prevenir formas graves de tuberculose – tinha uma taxa de imunização de 105,08% em 2015. Cinco anos depois, o número caiu para 73,78%. A tríplice viral, que age contra sarampo, caxumba e rubéola, teve uma queda da cobertura vacinal de 96,07%, em 2015, para 79,51% no ano passado. Já o imunizante que previne a poliomielite caiu de 98,29% para 75,95% no mesmo período.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos fatores que contribuíram para os índices menores de cobertura vacinal. Para descrever a dimensão do problema e esclarecer dúvidas sobre os benefícios da vacinação, participa deste episódio o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

* Publicado por Diego Toledo

Mais Recentes da CNN