Porto Alegre confirma primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus

Primeira infectada é uma mulher, vinda dos Estados Unidos, e imunizada com uma dose da vacina da Moderna contra a Covid-19

Douglas Porto, da CNN, em São Paulo
Análise feita na Fiocruz para identificar a presença do coronavírus
Este é o sétimo caso da variante Ômicron identificado no Brasil até o momento  • Josué Damacena/IOC/Fiocruz
Compartilhar matéria

Uma pessoa vinda dos Estados Unidos e atualmente com estadia em Porto Alegre foi confirmada, nesta sexta-feira (10), como o primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus na capital gaúcha. Ela está vacinada com uma dose da vacina da Moderna contra a Covid-19, que é ministrada em duas doses, não sendo disponibilizada no Brasil até o momento.

Este é o sétimo caso da nova cepa no Brasil: são três em São Paulo, dois no Distrito Federal e, agora, dois no Rio Grande do Sul.

Após passar por atendimento médico, foi realizado um teste de RT-PCR em laboratório privado. Com o resultado positivo, o exame foi encaminhado para análise genômica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O caso foi notificado para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

"A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde monitora o caso, tanto da pessoa confirmada quanto dos contatos próximos", declarou a Prefeitura de Porto Alegre em nota.

O primeiro caso da Ômicron no Rio Grande do Sul foi confirmado, em 3 de dezembro, em uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, no interior do estado, que voltou de viagem da África do Sul.