Prefeito de SP quer pedir a Queiroga autorização para vacinar menores de 18 anos

Ricardo Nunes espera concluir o mês de julho com aplicação de pelo menos uma dose em 70% da população vacinável

Iuri Pittada CNN

Ouvir notícia

 A Prefeitura de São Paulo calcula usar parte de uma opção de compra de 5 milhões de doses da vacina da Pfizer/Biontech para um plano de vacinação de menores de 18 anos, com vistas à retomada plena das aulas presenciais na cidade ainda neste ano. Para tanto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) avalia ir ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, levar o pedido, que dependeria de estudos dos fabricantes de imunizantes contra a Covid-19 e autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Hoje, das vacinas usadas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), apenas a da Pfizer tem autorização para ser aplicada em jovens de 12 anos. A Coronavac, de acordo com estudo divulgado nesta semana, apresentou segurança e forte resposta imune em pesquisa de fase 1 e 2 com 550 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, realizado na China.

Pelos cálculos da Prefeitura, a capital paulista tem 1,4 milhão de crianças e adolescentes até 14 anos – essa é a faixa etária escolar da rede municipal de ensino, ou seja, da creche ao fim do ensino fundamental II. Desse contingente, 1 milhão são alunos de unidades mantidas pela gestão municipal, a maioria em creches e pré-escola.

Além de tentar sensibilizar autoridades federais nesse sentido, dado que o PNI só prevê a vacinação de grupos prioritários e de adultos, Nunes conta com o avanço da imunização na capital paulista no ritmo atual ou mais acelerado para planejar a retomada de mais atividades que foram paralisadas por causa da pandemia.

O prefeito espera concluir o mês de julho com aplicação de pelo menos uma dose em 70% da população vacinável e, com isso, poder reabrir a Avenida Paulista para atividades de lazer aos domingos e retomar atividades culturais no Vale do Anhangabaú, reformado no ano passado e concedido em maio à iniciativa privada.

Veja mais notícias do Brasil e do mundo na CNN.

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes
Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Mais Recentes da CNN