Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Queda de idosos em casa: o que fazer quando acontecer e como evitar

    Ex-presidente José Sarney foi hospitalizado no domingo (16) após cair em sua casa; ele já recebeu alta

    Getty Images

    Gabriel Fernedada CNN

    em São Paulo

    O ex-presidente da República José Sarney, de 93 anos, foi hospitalizado no domingo (16), após ter sofrido uma queda em sua casa. A assessoria dele informou que ele já recebeu alta hospitalar.

    Apesar de ser algo comum, a queda de idosos pode desencadear problemas maiores para o bem estar dos mesmos, o que exige uma atenção especial daqueles que cuidam de pessoas mais velhas em casa.

    CNN conversou com o médico gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade, Alexandre Kalache. Ele explicou a necessidade de cuidados para a prevenção de quedas de idosos, assim como o que fazer caso uma ocorra.

    Riscos

    De acordo com Kalache, “tudo pode acontecer a partir de uma queda”, mas que a gravidade ou não de uma pode depender das circunstâncias de cada queda.

    “Tudo pode acontecer a partir de uma queda. A queda pode ser o começo e o fim, como uma cascata, um dominó. Você começa com um evento simples, mas aquela pedrinha solta na areia da praia de Copacabana pode ser fatal. Então você tem que estar muito atento, você tem que fazer todo o possível para evitar a queda”, afirmou.

    “As consequências são imensas e dependem de cada um. Você pode ter desde uma fratura no cólon do fêmur até uma concussão”, completou.

    Como evitar

    Apesar da gravidade de uma queda, Alexandre Kalache reforça que as medidas para se evitar eventos desse tipo são simples e “podem fazer uma grande diferença”.

    “Não tem que chamar de acidente para as pessoas aprenderem que sempre há alguma coisa que pode ser feita para evitar. Pequenas mudanças no ambiente doméstico podem fazer uma grande diferença. A maioria das quedas se dá dentro de casa. Então, esse ambiente doméstico tem que ser mais seguro.”

    Dentre as medidas que o especialista avalia que podem ser benéficas estão:

    • Eliminar móveis que não são necessários;
    • Botar barra no banheiro para apoio;
    • Proibir uso de escadas;
    • Iluminar o ambiente a noite em caso de necessidade de ir ao banheiro;
    • Atento ao uso de medicamentos (possibilidade de queda de pressão);
    • Deixar portas do banheiro para abrir para fora, e não para dentro.

    O que fazer após uma queda?

    De acordo com Kalache, uma fratura pode ocorrer por conta de uma queda ou ser a causa de uma em vez de uma consequência.

    O especialista afirma que é sempre importante estar atento para o problema causado pela queda, chamar uma equipe de socorro especializada, mas não intervir para evitar aumentar o dano ou uma lesão, sempre trazendo conforto ao idoso.