Rio inicia vacinação de pessoas com deficiência nesta segunda (26)

Novos postos para ampliar o atendimento a pessoas com deficiência começam a funcionar na data

Fila de vacinação no Rio de Janeiro, em 23/04/2021
Fila de vacinação no Rio de Janeiro, em 23/04/2021 Foto: CNN Brasil

Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

 A cidade do Rio de Janeiro inicia, na segunda-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com deficiência. Na manhã deste domingo (25), ocorreu um ato simbólico para marcar a nova fase, no Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD) do Mato Alto, em Jacarepaguá, zona oeste da capital.

No sábado (24), a prefeitura do Rio concluiu a etapa da campanha que aplicou a primeira dose em 94,1% dos idosos da cidade. De acordo com a secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, os outros 6% que ainda não se vacinaram devem procurar os postos o mais rápido possível.

“Agora a gente começa uma outra etapa da vacinação, com grupos especiais. Profissionais de educação, profissionais de segurança, profissionais de limpeza urbana, que trabalham na cidade do Rio de Janeiro, que tem comprovante de contracheque que estão de fato em atuação. Também começaremos a imunizar o grupo de pessoas com comorbidades e pessoas portadoras de deficiência“, diz Soranz.

A prefeitura também anunciou que, após a vacinação dos idosos moradores de asilos, não foi registrado nenhum novo surto no mês de abril, e ressaltou que este é um importante dado que comprova que a vacina é a “nossa dose de esperança atualmente”.

A partir da segunda-feira (26), novos pontos de vacinação (PV) começarão a funcionar na capital, das 8h às 17h, para atendimento aos grupos prioritários contemplados na campanha de vacinação. Seguindo o modelo já vigente, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a vacinação do grupo prioritário com mulheres a partir de 59 anos. No dia seguinte, homens com 59 anos, e assim sucessivamente.

A previsão do calendário municipal é que até o dia 29 de maio todas as pessoas com até 45 anos que se encaixam no grupo prioritário estejam vacinadas. Para mais informações sobre o calendário de vacinação, consulte o site coronavírus.rio/vacina.

Mais Recentes da CNN