Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo deve concluir vacinação de idosos até metade de maio, diz Gabbardo

    O coordenador-executivo do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo também revelou que os óbitos devem diminuir em abril

    Produzido por Layane Serrano, da CNN, em São Paulo

     

    Em entrevista à CNN, o coordenador-executivo do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo, João Gabbardo, afirmou que toda a população idosa do estado, ou seja, pessoas acima de 60 anos, já devem estar vacinadas até metade de maio.

    Porém, o ritmo de imunização pode ser ainda maior, segundo ele, caso o número de vacinas aumente.

    “Isso se não houver a entrada de novas vacinas, de acordo com o planejamento do Ministério da Saúde, pois estamos considerando aqui somente as doses da Coronavac”, explicou Gabbardo.

    “Esse processo pode até ser acelerado se o ministério for bem-sucedido nas negociações com outras farmacêuticas e a própria AstraZeneca.”

    Depois de vacinar a população com mais de 60 anos, o estado irá focar em pessoas maiores de 18 anos com comorbidades, como doenças respiratórias, renais cardíacas e crônicas em geral, explica Gabbardo.

    Segundo ele, no máximo 60 dias após a conclusão da vacinação dos idosos, entre junho e julho, começam a ser alvo da campanha pessoas com ativiades mais expostas ao risco. 

    O coordenador-executivo do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo também revelou que a queda nas internações na última semana deve influenciar no número de mortes nos próximos dias.

    “A expectativa é que a partir do dia 15 de abril haverá uma redução nos óbitos, obviamente se conseguirmos manter as medidas de restrição e a diminuição de novos internados”, disse. 

    Outro ponto abordado por Gabbardo foi a liberação do futebol em São Paulo, o que, segundo ele, pode ajudar no incentivo ao respeito das normas de prevenção ao coronavírus. 

    “Os jogadores têm um alto grau de comunicação com a sociedade, então podem ser bastante importantes para nós se participarem das campanhas de orientação, mostrando que o distanciamento é necessário e pedindo aos torcedores para não se aglomerarem na frente dos estádios.”

    (*Texto publicado por Ligia Tuon)

    João Gabbardo revelou que idosos de São Paulo devem estar vacinados até maio
    João Gabbardo revelou que todos os idosos de São Paulo devem estar vacinados até maio (10.abr.2021)
    Foto: Reprodução / CNN