Sem dados de SP, Ministério da Saúde confirma 921 novas mortes pela Covid-19

Com a atualização desta terça-feira, o país acumula 88.539 mortes e 2.483.191 casos da doença do novo coronavírus

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (28) um total de 921 novas mortes pela Covid-19, além de 40.816 novos casos confirmados, sem contar o estado de São Paulo. Com a atualização, o país acumula 88.539 mortes e 2.483.191 casos da doença do novo coronavírus.

O boletim diário do governo federal, assim como o do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), não atualizou, no entanto, os dados referentes ao estado de São Paulo, que continua com os mesmos registros de segunda-feira (27).

Segundo o Ministério da Saúde, “a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou ter tido dificuldades para exportar a base de dados a tempo de atualizar o painel nacional. Desta forma, os dados serão atualizados nesta quarta-feira (29).”

Em nota, o governo de São Paulo diz que os dados da atualização da Covid-19 serão reprocessados para “readequar a rotina de extração das informações”. Segundo a secretária de saúde paulista, o Ministério da Saúde incluiu novos campos e alteração implicou na necessidade de mudar o processo de envio dos dados, que era automatizado.

“Mantendo o compromisso com a transparência e com informações corretas e qualificadas, a pasta divulgará os números tão logo haja normalização destes processos”, diz o posicionamento.

Assista e leia também:

15 milhões de brasileiros podem virar o ano vacinados, diz Ministério da Saúde

‘Imaginação pura’, diz diretor da SBIm sobre vacina contra Covid-19 este ano

Incidência da Covid-19 quadruplica entre os mais pobres, diz prefeitura de SP

Os números da atualização diária dizem respeito a um período de 24 horas iniciado às 16h de segunda-feira, independentemente da data em que tenham ocorrido. Das 921 mortes confirmadas, 314 aconteceram nos últimos três dias. Outras 3.842 mortes consideradas suspeitas para Covid-19 aguardam resultados de testes laboratoriais.

De acordo com a estimativa do governo federal, 69,3% dos brasileiros infectados com o coronavírus já se recuperaram, o que indica um total de 1.721.560 pessoas. Outros 673.092 casos são considerados em acompanhamento.

Evolução da pandemia

A ausência dos dados de São Paulo impede a comparação desta terça-feira com as anteriores. O dia da semana é desde o início da pandemia um dos momentos de pico dos registros da doença, com o acúmulo das confirmações represadas ao longo do final de semana.

Caso São Paulo tivesse um registro zero de novas mortes, a redução de óbitos confirmados em comparação com a semana anterior, quando foram registradas 1.367 vítimas fatais, ficaria na casa dos 30%.

O Ministério da Saúde também explica porque o número de mortes confirmadas no Pará ao longo da pandemia é menor nesta terça do que era na segunda-feira. “A Secretaria Estadual de Saúde do Pará verificou algumas inconsistências na base e corrigiu duplicidades. Por isso, o número total de óbitos informados hoje é menor do que o reportado ontem”, diz a pasta.

Boletim Coronavírus - 28/07
Boletim Coronavírus – 28/07
Foto: Ministério da Saúde

Mais Recentes da CNN