Simulação com gel brilhante mostra propagação da Covid-19 em restaurantes
Teste foi feito com gel que brilha sob luz ultravioleta, deixando em evidência quais superfícies seriam contaminadas; assista ao vídeo
Uma simulação feita em um restaurante mostra como o vírus da Covid-19 se espalha à mesa. Um gel amarelo — mistura de gel de petróleo e solução fluorescente — brilha sob uma luz ultravioleta, simulando o contexto de contágio no que o contaminado tocar. O teste foi colocado em prática pelo programa de simulação de medicina de emergência da universidade Atlântica, na Flórida, nos Estados Unidos.
Com todos de máscaras, a pessoa supostamente contaminada serve água e passa a comida, compartilhando sal e pimenta,. A mão dos demais integrantes da mesa também começou a brilhar, assim como a superfície dos pratos, talheres e demais objetos tocados. Até a marca do cumprimento no ombro na camisa de cada um podia ser notada.
Também foi simulado, com um boneco, como seria se uma pessoa tossisse no ambiente: ainda mais gotículas na comida, cardápios, talheres e na jarra de água apareceram. A mulher sentada à direita do manequim, que simulou a tosse, tinha gotículas na máscara, óculos e rosto.
Leia também:
Hidroxicloroquina é alvo de testes padrão ouro em meio a questões políticas
Remdesivir diminui o período para se recuperar do coronavírus, diz estudo