Síndrome vasovagal: médico explica causa do desmaio da cantora Giulia Be

No quadro Correspondente Médico, Fernando Gomes falou sobre condição diagnosticada em artista de 22 anos após desmaio súbito

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta terça-feira (9) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é síndrome vasovagal, diagnosticada na cantora Giulia Be.

A artista de 22 anos, que tem mais de dois milhões de seguidores no Instagram, deu um susto nos fãs ao contar como descobriu a condição. Ela passou o último fim de semana internada depois de desmaiar e bater a cabeça. Giulia já teve alta e está bem.

“Para a gente ter a perfusão cerebral garantida em qualquer postura — deitado, sentado ou de pé — é preciso ter uma coordenação dos vasos sanguíneos e do próprio coração. Sendo assim, existe uma conversa íntima entre o sistema nervoso central, através de um nervo importante, chamado nervo vago, que faz esse trabalho”, disse o médico.

Dessa forma, ao ficarmos subitamente em pé, é necessário ter um trabalho em todos os vasos do corpo, inclusive do próprio coração, para garantir que o sangue chegue de forma igual dentro do tecido cerebral, explicou Fernando Gomes. “Caso contrário, a pessoa pode ter uma pré-disposição a perder a consciência e ter queda ao solo, como Giulia Be apresentou.”

“A síndrome vasovagal acaba sendo caracterizada como a perda súbita de consciência, sem um problema estrutural no coração, mas que demanda preocupação para que a pessoa não se coloque em situação de risco”, afirmou.

(Publicado por: André Rigue)

Mais Recentes da CNN