Só se pode tirar máscara em ambientes com todos testados, diz secretário do Rio

À CNN, Daniel Soranz afirmou que, ao todo, antes dos três jogos de futebol, 131 pessoas testaram positivo para Covid-19 e não participaram do evento

Produzido por Pauline Almeidada CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A cidade do Rio de Janeiro liberou a realização de dez eventos-testes, incluindo festas, shows e jogos de futebol. Para o secretário de saúde da capital, Daniel Soranz, esse passo está sendo um grande desafio, principalmente em relação ao uso de máscara, que deve continuar sendo utilizada pela população na cidade.

“A gente começa a fazer eventos-teste e tem que tomar um cuidado com essa coisa de tirar a máscara, porque é tirar a máscara em ambientes em que as pessoas estão devidamente testadas, não é tirar a máscara em qualquer tipo de evento. Somente em ambiente em que todas as pessoas estejam devidamente testadas. Locais de aglomeração, transporte coletivo, em todos os outros locais, ainda é obrigatório a utilização de máscara aqui na cidade do Rio de Janeiro.”

Nos eventos-teste, além de todos os participantes serem testados, podendo entrar apenas os que não estão contaminados pela Covid-19, todos precisam estar completamente imunizados. “Todas as pessoas para entrar naquele determinado local, realizaram o teste e também realizaram a vacinação para Covid-19, então é uma dupla proteção”, diz o secretário.

Nos três jogos de futebol realizados 131 foram diagnosticadas com a doença e não puderam acompanhar as partidas no estádio. “0,7% das pessoas que iam no jogo estavam positivas”, diz Soranz. Além disso, para participar dos eventos-teste, todos assinam um termo de acordo e passam a ser acompanhadas pela secretaria ao longo de duas semanas.

“Se tiver alguma notificação de qualquer laboratório público ou privado, e essa pessoa foi diagnosticada com Covid-19, ela entra para a nossa estatística de acompanhamento. A gente faz uma ligação, tenta entender quando ela pegou a Covid-19 para verificar se isso aconteceu durante o evento ou não.”

A expectativa na apresentação dos resultados dos eventos é que o número de pessoas contaminadas nos jogos seja muito mais baixa do que a média de novos casos da população em geral.

Evento-teste no Rio de Janeiro / CNN / Reprodução

Mais Recentes da CNN