SP libera ‘xepa’ para 2ª dose da vacina; veja regras e datas

Quem tomou primeira dose das vacinas Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca poderá se inscrever nas 468 UBSs do município para antecipar a aplicação da segunda dose

Vacinação contra a Covid-19 na capital paulista
Vacinação contra a Covid-19 na capital paulista Foto: Governo de São Paulo

Camila Neumam, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A partir da próxima segunda-feira (16) a cidade de São Paulo usará as doses remanescentes para quem quiser tomar a segunda dose e completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Quem tomou a primeira dose das vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac poderá se inscrever em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para antecipar a aplicação da segunda dose. (Veja abaixo o que precisa fazer para inscrição.)

A chamada ‘xepa’ das doses remanescentes será utilizada após a conclusão da aplicação da primeira dose da vacina para adultos acima de 18 anos, prevista para domingo (15) com a Virada da Vacina Sampa.

Na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) ocorrerá a repescagem da vacinação para pessoas com 18 anos ou mais e aplicação da segunda dose para todos os grupos elegíveis. 

De quarta-feira (18) a 29 de agosto, está previsto o início da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, comorbidades, que estão gestantes ou puérperas. Entre 30 de agosto e 5 de setembro será a vez dos que têm idade entre 15 e 17 anos. Entre 6 e 12 de setembro, a vez dos que têm entre 12 e 14 anos.

A secretaria municipal de saúde afirmou à CNN que deve seguir o Programa Estadual de Imunizações (PEI), mas que dependerá da remessa de doses para garantir se poderá seguir o cronograma proposto para adolescentes.  

Como se inscrever para xepa

Para se inscrever na xepa das vacinas, é preciso ter tomado a primeira dose há mais de 60 dias. No caso do imunizante Coronavac, o intervalo mínimo é de 15 dias.

Segundo a secretaria municipal de saúde, a aplicação das doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS. 

“Cada unidade de saúde deverá organizar, a partir de segunda-feira (16), uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado”, anunciou a secretaria municipal de saúde em nota. 

Pode se inscrever para a xepa quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade de saúde. Para inscrição, é necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.

Mais Recentes da CNN