SP tem último dia da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Taxa de vacinação no estado ainda é baixa: desde o início de agosto, quando a campanha começou, apenas 15,9% compareceram a um posto de vacinação considerando o público entre 5 e 14 anos.

Giovanna Bronze e Danúbia Braga, da CNN
  • Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O Governo de São Paulo encerra nesta quarta-feira (30) a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. Entre os imunizantes, estão as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomelite e rotavírus e a pentavalente - contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b.

Os postos de vacinação também aplicam imunizantes contra caxumba, febre amarela, sarampo, rubéola, varicela e HPV.

A taxa de vacinação no estado paulista ainda é baixa: desde o início de agosto, quando a campanha começou, apenas 15,9% compareceram a um posto de vacinação considerando o público entre 5 e 14 anos.

De acordo com a pasta, a melhor cobertura ocorreu entre as crianças com menos de um ano, que atingiu 140,8% de comparecimento, o que representa 777,7 mil pessoas. Destas, 80,4% receberam algum tipo de imunizante para atualizar a caderneta de vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que é fundamental que crianças e adolescentes sejam vacinados para ficarem protegidos e evitar que doenças que já estão erradicadas voltem a circular.

O estado conta com 9,1 milhões de crianças e adolescentes nesta faixa etária, e os responsáveis devem levá-los aos postos de vacinação com a caderneta para que os profissionais da Saúde confiram se a imunização está em dia.

As estratégias de imunização são definidas pelos municípios. No entanto, as vacinas estão permanentemente disponíveis nos postos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação definido pelo Ministério da Saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 4,5 milhões de crianças e adolescentes do público-alvo foram vacinados.