Taxa de ocupação de leitos para Covid-19 é inferior a 50% em 20 estados

O índice, considerado normal, é registrado pela primeira vez desde o começo da pandemia, em março do ano passado

Leitos de UTI em São Paulo
Leitos de UTI em São Paulo Foto: Reprodução / CNN

Agência Estado

Ouvir notícia

O Ministério da Saúde informou neste domingo (29) que 20 estados do país registraram uma taxa de ocupação de leitos para Covid-19 inferior a 50% – índice considerado normal – pela primeira vez desde o começo da pandemia, em março do ano passado. O índice se refere tanto a leitos clínicos quanto a UTI.

Uma rede menos sobrecarregada permite que os hospitais abram espaço para pacientes com outros problemas de saúde e para a retomada de cirurgias e procedimentos eletivos.

Os dados foram consolidados pela Saúde, com base em informações das Secretarias Estaduais de Saúde. Na avaliação da pasta, a queda é um reflexo da vacinação no país. A imunização reduz as chances de infecção grave e de óbitos pela doença.

Os estados que registraram taxa de ocupação de leitos abaixo de 50% são: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

Outros Estados

Segundo o Ministério da Saúde, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão na zona de alerta, com taxas de ocupação entre 51% e 69%. O Rio de Janeiro está na faixa de emergência, com 70% a 80%, e Roraima está na zona grave, com ocupação entre 80% a 94%.

 

 

 

Mais Recentes da CNN