Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Treinar na esteira pode ser perigoso; veja como usar equipamento com segurança

    Lesões típicas incluem escorregões, entorses e distensões, mas as esteiras também podem causar queimaduras graves, concussões e fraturas

    Esteiras de exercício causam milhares de acidentes todos os anos
    Esteiras de exercício causam milhares de acidentes todos os anos Juan Algar/Getty Images

    Melanie Radzicki McManusda CNN

    Embora as esteiras sejam um dos equipamentos de atividade física mais populares, elas podem ser perigosas.

    Mais pessoas se machucam em esteiras do que em qualquer outro equipamento de exercício, de acordo com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC) dos Estados Unidos. Mais de 22 mil lesões em esteiras resultaram em visitas ao pronto-socorro hospitalar em 2019 nos EUA, disse um porta-voz da agência federal à CNN.

    As lesões típicas incluem escorregões, entorses e distensões, mas as esteiras também podem causar queimaduras graves, concussões, fraturas e até mesmo a morte, embora esta última seja rara.

    “Há todo tipo de perigos com as esteiras, porque são máquinas”, disse Clark Stevenson, proprietário da Treadmill Doctor, uma empresa de reparação de esteiras sediada em Memphis, Tennessee.

    Esses perigos não se limitam aos usuários. Crianças e animais de estimação são particularmente suscetíveis a lesões causadas por esteiras durante o uso doméstico. Notavelmente, a CPSC emitiu um aviso urgente aos consumidores em abril de 2021 para parar de usar a máquina Peloton Tread+ depois que uma criança pequena ficou presa embaixo de uma e morreu.

    Dana Noffsinger conhece os perigos que as esteiras podem representar para as crianças. Enfermeiro praticante no Nationwide Children’s Hospital em Columbus, Ohio, ela e um colega fizeram um estudo sobre queimaduras causadas por esteiras em crianças tratadas no hospital. O estudo de 2017, publicado no Journal of Burn Care & Research, descobriu que as queimaduras de esteira eram mais graves do que queimaduras ao tocar em um fogão quente.

    As queimaduras geralmente ocorriam quando uma criança colocava a mão em uma esteira em movimento que então ficava presa perto da parte de trás da máquina enquanto continuava a funcionar.

    “O que mais nos impressionou foi que essas queimaduras de esteira eram muito profundas e difíceis de curar”, disse Noffsinger. “Tivemos pacientes com lesões tão profundas que era possível ver os ossos e tendões expostos, o que não vemos com outras queimaduras.”

    Mesmo após a cicatrização, as queimaduras de esteira carregam um risco significativo de cicatrizes que podem limitar a função da mão pelo resto da vida da pessoa, disse Noffsinger.

    Medidas de segurança para esteiras

    Felizmente, é relativamente fácil usar uma esteira com segurança, dizem os especialistas.

    Em primeiro lugar, certifique-se de estar vestindo roupas de exercício que se ajustem bem e sapatos resistentes. Antes de subir na máquina, aqueça-se com alongamentos e exercícios de amplitude de movimento, disse Stevenson. Em seguida, suba na máquina e prenda firmemente a chave de segurança na sua camisa. Se você estiver em risco de cair da esteira, a chave de segurança desligará imediatamente a máquina.

    Em seguida, monte na esteira, ligue-a em uma velocidade lenta. Stevenson recomendou 1 milha por hora (1,6 quilômetros por hora). Acostume-se com o movimento da esteira, depois suba e caminhe lentamente por um tempo antes de mudar a velocidade ou inclinação. Quando o seu treino terminar, desligue a máquina e certifique-se de que parou antes de sair.

    Omitir o uso da chave de segurança é um dos principais erros que os usuários de esteiras cometem, disse Stevenson. “Caminhar em uma esteira sem a chave de segurança é como dirigir sem cinto de segurança”, disse ele. “Noventa e nove por cento do tempo você não precisará usá-lo, mas quando precisar, você realmente precisará.”

    O especialista em força e condicionamento certificado Kyle Firmstone viu muitas atividades problemáticas em esteiras. Um treinador mestre na Crunch Fitness em Nova York, Firmstone disse que você não deve andar muito perto do console, pular para dentro e para fora enquanto a máquina ainda está em movimento ou ajustar a esteira para uma velocidade mais rápida do que você pode lidar.

    “Falar com outras pessoas também pode ser problemático”, disse Firmstone. “Já vi pessoas voarem para fora do final porque estavam olhando para uma direção diferente daquela em que estavam correndo, o que interfere na sua propriocepção (a capacidade do corpo de detectar movimento e localização).”

    Medidas de segurança para uso doméstico

    Quando você está usando uma esteira em casa, certifique-se de que haja bastante espaço atrás da máquina, disse Stevenson. Se você cair, precisará de um local seguro para aterrissar. Embora muitos fabricantes digam que você só precisa de 3 ou 4 pés de espaço, Stevenson recomendou 6 pés (1,8 metros). Em sua própria casa, ele tem 8 pés (2,4 metros) de espaço porque tem 1,88 metros de altura.

    Manter a esteira lubrificada com silicone de acordo com as recomendações do fabricante e mantê-la limpa também são importantes, disse ele, e nunca use a esteira quando uma criança ou animal de estimação estiverem desacompanhados na sala.

    “Você nunca deve ter uma criança na mesma sala que uma esteira em funcionamento”, disse Stevenson. “Isso está pedindo problemas. Tudo o que é necessário é um segundo para uma criança colocar a mão na esteira ou embaixo dela.”

    Embora não haja uma recomendação de idade definida para o uso de esteiras, Noffsinger disse que crianças de 12 anos ou mais devem poder usar uma esteira com segurança sem supervisão de adultos.

    “Essa é a mesma diretriz para cortar a grama”, disse ele. “A criança precisa ser suficientemente desenvolvida para conhecer os perigos e riscos.”

    Não importa sua idade, não exagere se você for novo no uso da esteira. Seu corpo precisará de tempo para se adaptar a essa nova forma de exercício. Embora semelhante a caminhar ou correr ao ar livre, fazer o mesmo em uma esteira não é idêntico, devido à correia em movimento.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original