Últimas da Covid-19: dos 200 milhões de casos no mundo, 10% são do Brasil

As notícias mais importantes sobre a pandemia desta quarta-feira (4)

Foto: Getty Images (Luis Alvarez)

Lucas Rocha, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Nesta quarta-feira (4), o número de casos confirmados de Covid-19 no mundo ultrapassou os 200 milhões, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. O Brasil, por sua vez, atingiu a marca de 20 milhões de casos da doença, segundo levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O total representa cerca de 10% dos casos globais. Saiba mais.

Brasil chega a 20 milhões de contaminados pela Covid-19

O Brasil atingiu nesta quarta-feira a marca de 20 milhões de contaminados pela Covid-19. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nas últimas 24 horas foram registradas 1.175 mortes e 40.716 novos casos da doença. Leia mais.

Mundo ultrapassa 200 milhões de casos de Covid-19

O mundo registrou 200.031.896 casos de Covid-19 nesta quarta-feira, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Os casos brasileiros, 20 milhões, representam cerca de 10% das infecções globais. Leia mais.

RJ pede 20% a mais de vacinas contra Covid-19 para conter variante Delta

O Rio de Janeiro pediu ao Ministério da Saúde que aumente em 20% a quantidade semanal de vacinas contra a Covid-19 destinada ao estado como forma de conter a disseminação da variante Delta. O pedido foi formalizado durante reunião realizada na terça-feira (3) entre o governador Cláudio Castro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Leia mais.

Chegada de novas doses garante vacinação contra Covid-19 até sexta no Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou à CNN que recebe um novo lote com 115 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira. Segundo o titular da pasta, Daniel Soranz, a expectativa é de que o governo federal libere mais imunizantes ainda esta semana. Leia mais.

São Paulo e Ministério da Saúde divergem sobre falta de doses para o estado

O Ministério da Saúde informou que não deixou de distribuir doses para o estado de São Paulo, como afirma o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O governador diz que 228 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer deixaram de ser entregues na terça-feira, o que pode atrapalhar o calendário de vacinação de adolescentes. São Paulo diz que aguarda o envio de outras 228 mil doses para solucionar o problema. Leia mais.

‘Não há prejuízo ao estado’, diz Saúde sobre distribuição de doses em SP

Em coletiva de imprensa concedida na noite desta quarta-feira, o Ministério da Saúde afirmou que o estado de São Paulo não é prejudicado na distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19. O esclarecimento foi feito após o governador de São Paulo, João Doria, afirmar que 228 mil doses da Pfizer deixaram de ser entregues nesta terça-feira. Leia mais.

Ministro Queiroga responde Doria: ‘São Paulo tá sempre reclamando’

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu o governador de São Paulo, João Doria, sobre o envio “pela metade sem justificativa” de doses da vacina da Pfizer. Queiroga afirmou que “São Paulo está sempre reclamando” e que “as doses são distribuídas de acordo com a tripartite”. Leia mais.

Brasil registra queda de 36,8% na média de mortes por Covid-19 em um mês

Segundo dados acompanhados pela CNN, o número de mortes por Covid-19 caiu em julho em comparação a junho de 2021. Em relação à última semana de cada mês, a queda na média diárias de mortes em decorrência da doença decresceu 36,8%. Leia mais.

SP terá volta de torcida e de público em pé em shows a partir de 1º de novembro

O governo de São Paulo permitirá a volta de torcida a eventos esportivos e de púbico em pé em shows a partir do 1º de novembro, mas manterá a exigência do uso de máscaras, disse nesta quarta-feira a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen. Leia mais.

Variante Delta está presente em quase metade das amostras analisadas no Rio

A variante Delta está presente em 45% das amostras de pacientes com Covid-19 sequenciadas na cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Leia mais.

Tosse é o principal sintoma de casos positivos de Covid-19, segundo pesquisa

As farmácias de todo o país realizaram 3,3 milhões de testes rápidos para a Covid-19 nos seis primeiros meses de 2021. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que em parceria com a plataforma Clinicarx, analisou o perfil destas testagens. Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes sintomáticos foram tosse (68,7% das pessoas), nariz escorrendo (53,6%), dor de garganta (49,0%) e dor de cabeça (48,8%). Leia mais.

Butantan entrega mais 2 milhões de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde

O Instituto Butantan entregou 2 milhões de doses de Coronavac nesta quarta-feira para o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. Com as recentes entregas de vacinas contra Covid-19, o Butantan já entregou 65 milhões de doses da Coronavac ao Governo Federal desde janeiro deste ano. Leia mais.

Covid-19: Após recorde em Tóquio, Japão alerta para infecções sem precedentes

O Japão alertou nesta quarta-feira que as infecções pelo novo coronavírus aumentam em um ritmo sem precedentes, à medida que novos casos atingem um recorde em Tóquio, ofuscando as Olimpíadas e aumentando as dúvidas sobre a forma como o governo lida com a pandemia. Leia mais.

Variante Delta agora é responsável por mais de 93% dos casos de Covid-19 nos EUA

A variante Delta agora é responsável por cerca de 93,4% do coronavírus em circulação nos Estados Unidos, de acordo com dados publicados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Leia mais.

EUA: casos de Covid-19 em crianças e adolescentes aumentam 84% em uma semana

Quase 72 mil crianças e adolescentes pegaram Covid-19 na semana passada nos Estados Unidos, um aumento “substancial” em relação à semana anterior, informou a Academia Americana de Pediatria na terça-feira. Leia mais.

Hospitalizações de Covid-19 na Flórida aumentam 13% em relação ao pico anterior

As hospitalizações relacionadas ao coronavírus aumentaram 13% em relação ao pico anterior da Flórida em 23 de julho de 2020, de acordo com a Florida Hospital Association. A FHA disse que espera que 60% dos hospitais do estado enfrentem uma “escassez crítica de pessoal” nos próximos 7 dias. Leia mais.

OMS pede que países aguardem até final de setembro para aplicar doses de reforço

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira que a OMS está pedindo uma moratória sobre as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 até pelo menos final de setembro. Leia mais.

Fiocruz: RJ tem alta nas hospitalizações de idosos após quatro meses

Após quatro meses de queda, o número de hospitalização de idosos por síndrome respiratória grave no estado do Rio de Janeiro registrou alta. É o que aponta um relatório, ainda em fase de estudo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Leia mais.

Surto da variante Delta na China atinge Wuhan; país impõe restrições de viagem

O surto descontrolado da variante Delta na China atingiu Wuhan, o epicentro original da pandemia. Autoridades solicitam testes de coronavírus em toda a cidade e lutam para conter as primeiras infecções locais relatadas na cidade em mais de um ano. Leia mais.

Mais Recentes da CNN