Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Usar maquiagem durante o treino pode prejudicar saúde da pele, mostra estudo

    Segundo pesquisadores, a maquiagem bloqueia os poros e pode impedir a transpiração adequada durante os exercícios

    Estudo mostrou que usar maquiagem ao treinar pode bloquear os poros, impedindo a liberação do suor e da umidade da pele
    Estudo mostrou que usar maquiagem ao treinar pode bloquear os poros, impedindo a liberação do suor e da umidade da pele COROIMAGE/GettyImages

    Gabriela Maraccinida CNN

    Passar maquiagem para fazer exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde da pele, conforme mostra um estudo publicado nesta quarta-feira (6) no Journal of Cosmetic Dermatology. De acordo com os achados, maquiar a pele pode impedir que os poros se abram durante a atividade física, impossibilitando a liberação do suor e desequilibrando os níveis de oleosidade da pele.

    Para realizar o estudo, os pesquisadores reuniram 43 estudantes universitários saudáveis, sendo 20 homens e 23 mulheres. Então, uma base foi aplicada na metade do rosto dos participantes (na testa e na parte superior da bochecha). A outra metade do rosto serviu como controle.

    Segundo o estudo, a umidade da pele aumentou tanto nas zonas sem maquiagem quanto nas zonas maquiadas. No entanto, o aumento da umidade foi maior nas áreas em que a pele estava sem maquiagem. Para os autores, isso pode sugerir que a base impede a evaporação da umidade da pele.

    Para somar, o tamanho dos poros aumentou na pele sem maquiagem após o exercício, mas não de forma significativa na pele maquiada, o que sugere que a base bloqueia os poros. Além disso, o nível de oleosidade aumentou nas áreas sem maquiagem e diminuiu nas regiões maquiadas, indicando que pode ser difícil manter os níveis adequados de oleosidade na pele ao usar maquiagem.

    “Para a saúde da pele, é melhor fazer exercícios sem a maquiagem”, afirma Dongsun Park, da Universidade Nacional de Educação da Coreia, e um dos autores do estudo, em comunicado à imprensa.

    A dermatologista Letycia Lopes, membro da SBLMC (Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia), explica que os poros obstruídos realmente podem dificultar a liberação do suor e do sebo produzido pela pele. “Isso, junto com os resquícios da maquiagem e sujeira, pode favorecer a acne, infecções bacterianas e dermatites”, alerta. A médica não esteve envolvida no estudo.

    Ela explica, ainda, que, se você tem o costume de passar maquiagem ao treinar, a dica é apostar em produtos mais leves, oil-free (livres de óleos). “Após o treino, ainda com os poros dilatados, limpe a sua pele com os produtos indicados pelo seu dermatologista”, orienta.