Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vacina contra gripe aviária é necessária para evitar pandemia, diz organização

    Diretora-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), Monique Eloit, pede aos governos que se mobilizem, já que vários países do mundo já registraram casos humanos da doença 

    Surto de gripe aviária preocupa criadores de aves
    Surto de gripe aviária preocupa criadores de aves Foto: Organização Mundial da Saúde (OMS)

    Da Reuters

    Paris

    Governos devem considerar realizar vacinação de aves contra a gripe aviária para evitar que este vírus – que já matou centenas de milhões de aves e mamíferos infectados em todo o mundo- desencadeie uma nova pandemia, disse o chefe da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês).

    A gravidade do atual surto de influenza aviária, comumente chamada de gripe aviária, e os danos econômicos e pessoais que ela causou levaram os governos a reconsiderar a vacinação de aves. No entanto, alguns países, como os Estados Unidos, permanecem relutantes principalmente por causa das restrições comerciais que isso acarretaria.

    “Estamos saindo de uma crise de Covid em que todos os países perceberam que a hipótese de uma pandemia era real”, disse a diretora-geral da WOAH, Monique Eloit, em entrevista.

    “Como quase todos os países que fazem comércio internacional já foram infectados, talvez seja hora de discutir a vacinação, além do abate sistemático que continua sendo a principal ferramenta (para controlar a doença)”, disse ela.

    O WOAH está realizando uma sessão geral de cinco dias a partir deste domingo (21) e se concentrará no controle global da gripe aviária.

    (Reportagem de Sybille de La Hamaide)