Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Terceira fase de vacinação contra gripe tem início nesta quarta-feira (9)

    Objetivo desta etapa é imunizar 22 milhões de pessoas até 9 de julho

    Vacinação contra a gripe evita mortes e ajuda no combate à Covid-19
    Vacinação contra a gripe evita mortes e ajuda no combate à Covid-19 Foto: Alexandre Silva/Fotoarena/Estadão Conteúdo (9.abr.2021)

    Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo*

    A terceira fase da campanha vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira (9). O governo pretende imunizar cerca de 22 milhões de pessoas até 9 de julho. Promovida em todo o território nacional, a vacinação teve início no mês passado e a estimativa é de imunizar 79,7 milhões de pessoas.

    Na primeira etapa da imunização, apenas 8% do público-alvo foi atingido. Já na segunda fase, menos de 30% do público-alvo compareceu a um posto de saúde para tomar a vacina de gripe este ano.

    Na terceira etapa, que tem início nesta quarta-feira, o público contemplado com a vacina é composto por:

    • Integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento;
    • Pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente;
    • Caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários;
    • Funcionários do sistema carcerário; população carcerária, e adolescentes em medidas socioeducativas.

    O Ministério da Saúde ressalta a importância de levar a carteira de vacinação, cartão SUS e documento com foto no ato da vacina. 

    Balanço de doses aplicadas

    Até o momento, foram distribuídas 58,3 milhões de doses. O grupo mais atendido foi o de idosos (9,9 milhões de doses), seguido por crianças (8,3 milhões), trabalhadores da saúde (2,3 milhões), gestantes (978 mil) e professores (836 mil).

    A cobertura vacinal por segmentos foi mais ampla em crianças (52,3%), puérperas (50,9%) e gestantes (45,8%).

    Na comparação entre unidades da Federação, as melhores coberturas vacinais foram registradas no Distrito Federal (104%), em Sergipe (33,8%), no Piauí (34,3%), em Minas Gerais (34,2%) e na Paraíba (34,1%).

    A campanha foi iniciada em 12 de abril. A 1ª fase teve como foco crianças entre 6 meses e 6 anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas (que estão no período de até 45 dias após o parto). A 1ª fase foi encerrada em 10 de maio. Na ocasião, foram vacinados 8% do público-alvo.

    Já a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe teve menos de 30% do público-alvo atingido. Foram 23 milhões de doses aplicadas, para um total de 79,7 milhões de pessoas aptas a receber a vacina.  

    *Com informações da Agência Brasil