Veja países em que o uso de máscaras não é mais obrigatório

Com o avanço da vacinação e a queda de casos nesses países, as máscaras não são mais obrigatórias em algumas situações ou por completo

Homem tira máscara em Madrid, na Espanha
Homem tira máscara em Madrid, na Espanha Foto: Eduardo Parra/Europa Press via Getty Images (18.jun.2021)

Anna Satie, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

Com o avanço da vacinação e a queda do número de casos de Covid-19, alguns países tiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. 

Em alguns deles, porém, o item continua sendo necessário em ambientes fechados.

Alguns especialistas consideram que o fim da medida pode ser precipitado, como o epidemiologista norte-americano Eric Feigl-Ding. “A recomendação do CDC é precipitada porque pessoas vacinadas podem transmitir e ainda carregar o vírus”, disse ele em entrevista à CNN

“Isso é muito arriscado na minha opinião. Mesmo para as melhores vacinas, a transmissão de pessoas assintomáticas é alta, e ainda há novas variantes circulando”, alertou. 

Veja alguns países em que o uso de máscaras não é mais obrigatório:

Israel

Jovens caminham em Tel Aviv, em Israel; país já vive período pós-pandemia
Jovens caminham pelas ruas de Tel Aviv, em Israel; país já vive período pós-pandemia
Foto: Mostafa Alkharouf – 21.abr.2021/Anadolu Agency via Getty Images

Os israelenses não precisam mais usar máscaras em locais abertos desde abril deste ano. Em junho, o país retirou a obrigatoriedade também em ambientes fechados.

De acordo com os dados disponíveis na plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, dentre as nações com mais de um milhão de habitantes, Israel é a que vacinou a maior parte da população: 59,4%.

Estados Unidos

Pessoas andam de bicicleta na praia de Venice
Pessoas andam de bicicleta na praia de Venice, na Califórnia, após CDC afirmar que pessoas vacinadas não precisam usar máscara ao livre
Foto: Mario Tama/Getty Images

Em maio deste ano, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país atualizou a recomendação e disse que pessoas vacinadas com as duas doses não precisam usar máscaras em ambientes externos, e que o uso delas em ambientes internos pode ser evitado na maior parte dos lugares. 

França

Turistas tiram foto em frente à pirâmide do Louvre
Turistas tiram foto em frente à pirâmide do Louvre no dia em que máscaras deixam de ser obrigatórias na França
Foto: Chesnot/Getty Images (17.jun.2021)

Desde a semana passada, os franceses não precisam mais usar máscaras em ambientes fechados, dada a queda nos números da doença. O número de casos vem caindo nos últimos meses e chegou a 476 nesta terça (22) –ante o recorde de 117.900, registrado em 11 de abril. Outras medidas restritivas também foram suspensas, como o toque de recolher e a limitação do atendimento nos ambientes internos de bares, restaurantes e cafés.

Itália

De máscara, italianos participam de flash mob na cidade de Nápoles
De máscara, italianos participam de flash mob na cidade de Nápoles
Foto: Marco Cantile – 28.mai.2021/LightRocket via Getty Images

O governo italiano anunciou que, a partir do dia 28 de junho, vai suspender a exigência de máscaras ao ar livre. A obrigatoriedade foi imposta em outubro de 2020, quando o país enfrentou a segunda onda da pandemia. 

Cerca de 26% dos italianos foram totalmente vacinados contra Covid-19, enquanto cerca de 52% receberam pelo menos uma dose. 

Espanha

O uso de máscaras ao ar livre não será mais obrigatório a partir do dia 26 de junho. As infecções no país vêm diminuindo e quase metade da população já recebeu a primeira dose da vacina.

O item era obrigatório no país desde o último verão para todos com mais de seis anos.

Nova Zelândia

Público em evento do Orgulho LGBT em Auckland, na Nova Zelândia
Público em evento do Orgulho LGBT em Auckland, na Nova Zelândia
Foto: Dave Rowland/Getty Images (14.fev.2021)

No país, que registrou 2.720 casos e 26 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, já são permitidos até festivais ao ar livre com milhares de pessoas –sem máscara ou distanciamento social. O uso do item só é sugerido no transporte público e aviões.

China

Residentes de Wuhan, na China, em fila para se vacinar contra Covid-19
Residentes de Wuhan, na China, usam máscara em fila para se vacinarem contra Covid-19; uso do item não é obrigatório
Foto: Getty Images (21.jun.2021)

A capital Pequim suspendeu a obrigatoriedade das máscaras já em agosto de 2020. Nesta terça, o país registrou apenas 14 novos casos. 

Butão

Butão
Butão
Foto: jboots/Pixabay

O reino budista conseguiu vacinar 93% da população, de cerca de 763 mil pessoas, em apenas 16 dias. Ao longo de toda a pandemia, a pequena nação registrou apenas uma morte por Covid-19. 

Tópicos

Mais Recentes da CNN