Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Whey concentrado ou isolado: diferenças e qual utilizar

    Classificações do suplemento feito a base da proteína do soro do leite apresentam diferentes índices proteicos e podem ajudar no ganho de massa muscular

    Whey protein isolado ou concentrado? Entenda as diferenças
    Whey protein isolado ou concentrado? Entenda as diferenças Imagem: Shutterstock/progressman

    Da CNN

    Os suplementos proteicos costumam ser utilizados por atletas que desejam melhorar sua performance nos treinos. Entre eles, o whey concentrado ou isolado aparece entre os mais ingeridos.

    Segundo estudo publicado no caderno Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio Grande, um a cada três entre os entrevistados afirmaram já ter utilizado algum tipo de suplemento alimentar.

    Entre os suplementos, o whey protein foi o mais citado pelos participantes, correspondendo a 79% das respostas.

    Apesar de apresentarem a mesma base, os dois produtos contam com índices diferentes da proteína chamada de whey — a proteína do soro do leite — em sua composição.

    Quais as diferenças entre o whey protein concentrado e isolado?

    A principal diferença de whey concentrado e isolado está na composição dos diferentes tipos de suplementos. Os dois produtos têm como base a proteína do soro do leite, mas os índices presentes em cada um são distintos.

    Segundo o Inmetro, em relatório sobre o whey, essa variação acontece devido às diferentes técnicas de processamento e produção dos produtos feitos com o whey protein, que levam a três classificações do suplemento: concentrada, isolada e hidrolisada.

    Segundo o estudo, a forma isolada é a mais pura, com cerca de 90% de proteína em sua composição, enquanto o whey concentrado pode fornecer um índice proteico que varia de 29% a 89%.

    Os produtos são utilizados por atletas e praticantes de exercícios físicos com o objetivo de melhorar o desempenho nas atividades.

    As opções de whey protein isolado e concentrado podem ser encontradas em diversos formatos, como:

    • pó;
    • flocos;
    • em barra;
    • cápsulas;
    • gel ou líquido.

    Não é necessário receita para adquirir o produto, mas é indicado fazer o uso sob orientação de profissionais da nutrição.

    Quando tomar whey isolado?

    Whey isolado ou concentrado?
    Whey isolado ou concentrado? / Imagem: Unsplash/Derick McKinney

    Segundo o Inmetro, o whey isolado é a opção mais indicada para intolerantes a lactose, por conter índices mais baixos da substância em sua composição.

    Além disso, é também recomendado para quem tem problemas digestivos, uma vez que a maioria dos produtos de whey isolado são isentos de gorduras e apresentam um índice menor de carboidratos.

    É possível consumir o whey no pré-treino, para ajudar no desempenho durante a atividade física, ou no pós, com o foco de ajudar na recuperação dos músculos.

    Quando tomar whey concentrado?

    Segundo o Inmetro, o whey concentrado é a forma mais barata do suplemento, rica em aminoácidos e cadeia ramificada, o que contribui para a recuperação muscular e para aceleração do anabolismo.

    Devido a essa composição, esse tipo de whey protein é mais consumido como suplemento alimentar e pode ser utilizado tanto para a hipertrofia como para o emagrecimento.

    Também é possível ingerir o suplemento concentrado antes ou após a prática de exercícios físicos.

    Qual o melhor tipo de whey para ganhar massa muscular?

    Tanto o whey concentrado como o whey isolado podem ajudar a ganhar massa muscular magra, assim como na perda de peso.

    O relatório do Inmetro esclarece que os produtos a base de whey apresentam alto valor biológico de proteína (entre 106% e 159%) e alta absorção, combinado com alto teor de aminoácidos essenciais e baixas concentrações de gordura.

    Essa combinação é o que auxilia no ganho de massa magra, além de contribuir para a recuperação muscular.

    O whey, proteína base da composição dos produtos, é conhecida como proteína anabólica pela sua capacidade de aumentar a síntese proteica.

    Segundo o Inmetro, sua ação anticatabólica (responsável por impedir o corpo de quebrar substâncias complexas em outras mais simples) é interrompida 120 minutos após o consumo.

    Outra pesquisa sobre a eficácia do whey, publicada pela Frontiers in Pharmacology, mostrou que o uso do whey fornece um benefício adicional para ganhar e para manter a massa muscular.

    Portanto, ao escolher o whey protein concentrado ou isolado, o atleta deve avaliar seus objetivos e as composições mais indicadas para o seu organismo, conforme indicação médica.

    3 mitos e verdades sobre o whey concentrado e isolado

    Com o uso comum entre os atletas e praticantes de atividades físicas, o suplemento tende a se destacar no mercado e, com isso, mitos sobre o whey concentrado ou isolado podem surgir.

    Conheça três mitos e verdades sobre os suplementos proteicos à base de whey.

    Whey concentrado é indicado para intolerantes a lactose

    Mito. Na verdade, de acordo com uma pesquisa realizada para o Federal Research Centre for Nutrition and Food, Institute of Dairy Chemistry and Technology, o whey concentrado apresenta uma quantidade maior de lactose na sua composição.

    Segundo o estudo, a quantidade de lactase é de 14,8% na composição do whey concentrado, enquanto no isolado é de 1,1%.

    Neste contexto, o relatório do Inmetro, apresentado anteriormente, reforça que o suplemento isolado é o mais indicado para intolerantes à proteína do leite.

    A orientação nutricional é indicada antes de iniciar o uso de suplementos como o whey concentrado ou isolado para identificar o uso correto para cada organismo.

    Whey protein isolado ou concentrado oferecem os mesmos resultados

    Qual a diferença do whey protein concentrado e isolado?
    Qual a diferença do whey protein concentrado e isolado? / Imagem: Unsplash/Jonathan Borba

    Parcialmente verdade. Como apresentado pelo relatório do Inmetro, os dois tipos de whey têm uma composição similar, com a mesma base, aminoácidos e benefícios, como rápida absorção e alto valor biológico.

    A diferença é o índice proteico de cada um, que tende a ser maior no whey protein isolado, por apresentar a proteína de forma mais pura e ter níveis mais baixos de gordura devido ao método de produção do suplemento.

    Na prática, os dois podem contribuir para o ganho de massa muscular e para o emagrecimento, como destacado também no artigo “Benefícios da utilização da proteína do soro de leite whey protein”, publicado pela revista brasileira de nutrição esportiva.

    Segundo a análise, diminuição da gordura corporal, aumento da massa magra e força se destacaram como benefícios do whey em estudos sobre a proteína.

    É possível utilizar o whey como única fonte de proteínas

    Mito. Os produtos feitos a base da proteína whey são suplementos e, portanto, tem a função de complementar os hábitos de quem pratica atividades físicas.

    Seguir uma alimentação saudável é essencial para que o corpo receba as quantidades adequadas de proteína e nutrientes, sendo uma das orientações do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde.

    O guia também reforça a importância da hidratação e recomenda beber água antes, durante e após a prática.

    Confira outras dicas e notícias sobre saúde na CNN

    Resumo

    O whey concentrado ou isolado contam com a mesma base e apresentam benefícios similares, mas apresentam índices distintos de proteína em suas composições.

    Para entender as diferenças, as características e indicações de uso de cada produto abordamos os seguintes pontos:

    • whey é o nome dado a proteína do soro do leite;
    • whey protein concentrado pode ter um índice proteico entre 29% e 89%;
    • a proteína é indicada para ganho de massa muscular pelo alto valor biológico, rápida absorção, alto teor de aminoácidos e baixo nível de gordura;
    • whey protein isolado apresenta maior índice proteico (90%) e tem menor quantidade da proteína do leite em sua composição, por isso é o mais indicado para intolerantes à lactose;
    • é indicado fazer o uso do suplemento proteico após consulta nutricional, com indicações de profissionais sobre o uso, quantidade e tipo ideal de acordo com cada organismo e objetivo do atleta.

    Veja tudo sobre o que é creatina, entenda se engorda e seus efeitos para quem consome o suplemento.