Sony revela especificações do novo PlayStation


Shannon Liao, CNN Business
19 de março de 2020 às 12:06 | Atualizado 19 de março de 2020 às 16:35
Jogador com o controle do PlayStation 4, da Sony

Jogador com o controle do PlayStation 4, da Sony

Foto: Paulo Whitaker/ Reuters

A Sony revelou as especificações técnicas do Playstation 5, que incluem áudio 3D e compatibilidade com quase cem jogos do PS4. O anúncio veio dois dias depois que a Microsoft revelou as especificações de seu novo console, o Xbox Series X.

Por meio de nota publicada nessa quarta-feira (18), a empresa informou que o novo console roda "quase" todos os cem principais jogos da geração anterior e que vai continuar testando e adicionando mais títulos do catálogo de quase 4.000 games do PS4. 

Conforme anunciado no ano passado, o PS5 vai ganhar armazenamento em SSD para tempos de carregamento mais curtos. O chip de gráficos foi aprimorado para maior resolução de tela e oferece suporte a ray tracing (algoritmo que renderiza imagens tridimensionais), que adiciona efeitos de luz e sombra mais realistas.

O PlayStation 5 consegue rodar jogos em 4K e 8K – mesmo que a produção de games nessa resolução ainda não seja significativa devido à dificuldade para carregar jogos com gráficos pesados em cenas rápidas e interativas.

A nova especificação de áudio 3D do PS5 promete fazer pingos de chuva virtuais, por exemplo, soarem como se estivessem caindo de diversas direções e poderá ajudar jogadores a detectarem onde um inimigo virtual está se escondendo.

"Nós tivemos um sonho do que poderia ser possível daqui cinco anos", disse o arquiteto de sistemas do PS5, Mark Cerny, sobre o interesse da equipe em áudio 3D.

Originalmente, o anúncio estava previsto para a Game Developers Conference (GDC), em São Francisco, nesta semana. O evento foi adiado, por tempo indeterminado, em razão do novo coronavírus (COVID-19).

O anúncio da Sony não animou muito os consumidores. Alguns comentários no YouTube reclamaram que a conversa, focada em desenvolvedores e cheia de jargões e matemática, foi entediante. Alguns pediram que o PS5 fosse lançado de uma vez, para que eles pudessem apenas comprar o videogame.

O Series X e o PlayStation 5 têm lançamento previsto para o fim deste ano. A Sony também declarou que o PlayStation 5 terá um controle redesenhado, com feedback tátil e sensações melhoradas, com vibrações que permitam mais imersão nos jogos.

Xbox Series X

O novo console da Microsoft, o Xbox Series X

O novo console da Microsoft, o Xbox Series X

Foto: Microsoft/ Divulgação

Mais cedo nesta semana, a Microsoft também revelou as características técnicas do seu novo console. Os preços ainda são desconhecidos, mas a Microsoft disse que as características do Series X incluirão suporte para resolução 4K em 60 a 120 frames por segundo, o que permite que os jogos rodem suavemente até nas cenas mais pesadas de ação.

Computadores de alto nível já conseguem rodar gráficos pesados com mais de 200 frames por segundo, então essa atualização do Xbox deve levar os consoles para mais perto do que já está disponível no mercado para gamers de PC. Videogames, em geral, ficam para trás dos PCs em relação à resolução de jogos, mas são mais baratos e fáceis de montar do que computadores.

Como seu antecessor, o Xbox One X, o novo dispositivo terá 1 terabyte de armazenamento, mas foi aprimorado com um drive SSD para telas de carregamento mais rápidas.

"Dispositivos modernos mudaram nossas expectativas sobre a rapidez da transição de experiências ou aplicativos", disse o gerente de comunicações da Xbox, Will Tuttle. "Grande parte de nós só quer entrar instantaneamente em uma experiência ou voltar diretamente de onde paramos".

Com a atualização, o Xbox diz que deve ser possível jogar um jogo até um certo ponto, desligar o console, atualizar o sistema e voltar bem de onde parou.

Jogos com mundo aberto, como "Red Dead Redemption 2", "Final Fantasy XV" e "Assassin's Creed Odyssey", por exemplo, podem se tornar mais imersivos com tempos de carregamento mais rápidos, disse a equipe do Xbox. Tuttle declarou que seu time tem trabalhado com fabricantes de televisões nos últimos dois anos para que as telas estejam prontas para receber o Xbox Series X.

A Microsoft também prometeu que o console terá a habilidade de rodar jogos de gerações antigas. "Como gamers, entendemos que todos temos nossas memórias favoritas, franquias e títulos que queremos continuar a jogar mesmo que a tecnologia e o design de jogo continuem a avançar", diz a nota.