Primeiro vídeo publicado no YouTube completa 15 anos; veja

Curta de 18 segundos foi feito pelo cofundador da plataforma, Jawed Karim, em visita a zoológico; com 90 milhões de visualizações, é seu único vídeo no site

Leah Asmelash, da CNN
23 de abril de 2020 às 09:47
Jawed Karim na frente de elefantes em zoológico: primeiro vídeo publicado no YouTube
Foto: Jawed Karim/ Youtube

O primeiro vídeo publicado no YouTube completa 15 anos nesta quinta-feira (23). Com o título “Eu no zoológico”, o vídeo de 18 segundos foi publicado pelo cofundador da plataforma, Jawed Karim.

Com mais de 90 milhões de visualizações, esse é, até hoje, seu único vídeo no site. Ao clicar no botão de reproduzir, a tela se enche com o rosto de um jovem Karim com seu cabelo bagunçado ocupando o centro da imagem.

"Muito bem. Então estamos aqui, na frente dos elefantes", diz. "O legal desses bichos é que eles têm troncos muito, muito, muito longos. E isso é legal", completa Karim.

Ao contrário dos vídeos de muitos criadores de conteúdo atuais, a publicação de Karim não inclui o que é considerado uma despedida mais tradicional, como "Inscreva-se no meu canal!" ou "Curta, avalie, comente!".

Ele termina o vídeo simplesmente afirmando: "E isso é tudo o que há para dizer".

Um ano depois de publicar o vídeo, Karim e outros cofundadores venderam a plataforma ao Google por US$ 1,65 bilhão – hoje, analistas estimam que o YouTube possa valer até US$ 300 bilhões.

Agora, a plataforma possui mais de 2 bilhões de usuários conectados a cada mês, de acordo com o YouTube que, na última década e meia, teve muitos altos e baixos.

Entre os pontos baixos: uma onda de vídeos de discursos de ódio (incluindo vídeos de supremacistas brancos); problemas com certos criadores (incluindo PewDiePie, uma das maiores estrelas do YouTube que enfrentou acusações de racismo e antissemitismo); e frustração de alguns criadores.

Entre os altos: a ajuda para alavancar criadores de conteúdo (de Smosh a Miranda Sings); lançamento do YouTube Red, um serviço de streaming com programas de TV e filmes originais; e se tornar um hub para todos os tipos de conteúdo.

O YouTube diz que os usuários assistem bilhão de horas de conteúdo diariamente. E tudo começou com Karim, no zoológico.