Receita Federal lança aplicativo com versão digital do CPF

O aplicativo, que possui funcionalidade de atendimento virtual, também tira dúvidas sobre imposto de renda

Da CNN, em São Paulo
15 de maio de 2020 às 18:57 | Atualizado 15 de maio de 2020 às 21:42
Aplicativo CPF Digital, lançado pela Receita Federal em parceria com a Serpro
Foto: Paula Mariane - 13.mai.2020/CNN Brasil

A Secretaria da Receita Federal lançou, na quinta-feira (14) o aplicativo CPF Digital, que possui funcionalidade de atendimento virtual e traz a versão digital do documento de CPF (Cadastro de Pessoa Física). O app também permite acesso à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital para quem já tem o documento nesta versão. O programa foi desenvolvido em parceria com a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). 

Em nota oficial, o secretário especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, afirmou que "a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão”.

Disponível para download no Google Play e na App Store, o aplicativo conta com um chatbot – programa que simula conversação humana - que ajudará no preenchimento da Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). A funcionalidade também permite a realização de consultas sobre restituição e prazo para apresentação e esclarece principais dúvidas dos contribuintes sobre o tema.

Além do além do Imposto de Renda, a Receita informou que pretende desenvolver atualizações que ampliem o recurso de atendimento virtual para outros serviços. A ampliação tem como intuito diminuir os atendimentos presenciais nas unidades do órgão durante a pandemia do novo coronavírus. 

Com Agência Brasil