Mau tempo adia missão da Nasa e SpaceX que levaria astronautas ao espaço

A região do Cabo Canaveral, na Flórida, de onde partiria o foguete, tinha nuvens escuras e chuva leve

da CNN, em São Paulo
27 de maio de 2020 às 17:30 | Atualizado 27 de maio de 2020 às 18:39

A Nasa anunciou que a missão tripulada ao espaço prevista para esta quarta-feira (27) foi adiada devido ao mau tempo.

Um alerta de tornado foi dado à região de Cabo Canaveral, na Flórida, de onde partiria o foguete. A área ficou encoberta por nuvens escuras e chuva leve durante o dia todo. A próxima oportunidade para o lançamento será no próximo sábado (30), às 14h22 no horário de Brasília.

"Não vamos partir hoje", disseram os astronautas em transmissão ao vivo. Caso as condições meteorológicas estejam mais favoráveis durante o fim de semana, Bob Behnken e Doug Hurley serão enviados para a Estação Espacial Internacional, a 408 km da Terra, na primeira viagem espacial tripulada a partir dos Estados Unidos em nove anos.

A postergação foi oficializada quando faltavam menos de 17 minutos para o lançamento. A nave já tinha sido abastecida e Behnken e Hurley já estavam posicionados dentro da cápsula.

O presidente Donald Trump viajou à bordo do avião oficial até a Flórida para acompanhar o lançamento. O vice Mike Pence e o empresário Elon Musk também estavam no local.

O foguete Crew Dragon foi desenvolvido pela SpaceX de Musk. É a primeira vez na história da Nasa que os testes, design e desenvolvimento de uma espaçonave foram cedidos a uma empresa. 

Caso seja bem sucedido, o voo pode ser um marco e abrir portas para mais parcerias com o setor privado.