Com base em dados, Alemanha lança app que alerta para presença de infectados

O Corona-Warn-App foi lançado nesta terça-feira e não é obrigatório para os cidadãos alemães

Da CNN, em São Paulo
16 de junho de 2020 às 08:33 | Atualizado 19 de junho de 2020 às 10:24
Se uma pessoa testar positivo para a Covid-19 e compartilhar essa informação com a plataforma, outros usuários serão alertados quando ela estiver por perto
Foto: Divulgação / Pixabay

O governo da Alemanha lançou um aplicativo que consegue identificar a presença de pessoas com o novo coronavírus, com base em informações fornecidas pelos próprios usuários a respeito de sua saúde. A ferramenta foi lançada na manhã desta terça-feira (16).

Chamado Corona-Warn-App, ele notifica os usuários quando uma pessoa infectada com a Covid-19 está por perto. Se um indivíduo testar positivo e compartilhar essa informação com a plataforma, outros usuários serão alertados quando ele estiver por perto.

Vale ressaltar que o app não monitora a presença do vírus nas proximidades, mas sim das pessoas que informaram à plataforma que estão infectadas.

O aplicativo usa tecnologia Bluetooth e foi desenvolvido para detectar se os cidadãos violaram a proximidade de 2 metros por um período de tempo.

Assista e leia também:
Japão quer lançar aplicativo de vigilância contra coronavírus nos próximos dias
China usa QR code digital para combater o coronavírus. Saiba como funciona
Moscou passa a rastrear população e levanta preocupações com privacidade

Em razão das preocupações com a privacidade, o aplicativo não usa uma central para armazenar informações de contato dos usuários. Elas ficam registradas somente nos celulares das pessoas.

Até o momento, o aplicativo não é obrigatório para os cidadãos alemães.

(Com informações de Stephanie Halasz, da CNN, em Atlanta)