WhatsApp deixa de mostrar status 'online' e 'visto por último', relatam usuários

No final da tarde desta sexta, alguns perfis no Twitter também começaram a relatar o retorno da visualização do status

Pietra Carvalho, da CNN em São Paulo
19 de junho de 2020 às 17:29
Menor número de informações sobre contatos no WhatsApp dividiu opiniões; internautas especulam sobre bug no sistema  
Foto: Thomas White - 28.mai.2020/Reuters

O WhatsApp se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta sexta-feira (19) depois que usuários perceberam mudanças inusitadas em seu funcionamento. O aplicativo de mensagens deixou de mostrar o status "online", "visto por último", "digitando" e "gravando áudio" em suas conversas.

As novidades deixaram os internautas confusos sobre um possível erro no sistema, já que a empresa de Mark Zuckerberg não anunciou as atualizações. Antes, os usuários do aplicativo conseguiam apenas optar por desabilitar a função de "visto por último" e a de "confirmação de leitura" nas configurações de privacidade. 

Segundo o site Downdetector, que monitora o relato de erros em redes sociais, o número de reclamações sobre o mau funcionamento do Whatsapp começou às 13h e atingiu seu pico às 14h. 

Gráfico do Downdetector mostra pico de reclamações sobre mau funcionamento do WhatsApp na tarde desta sexta-feira (19)
Foto: Reprodução/Downdetector

Entre os afetados pelas alterações repentinas, existem os que ficaram felizes pela maior privacidade e aqueles que lamentaram a falta de informações sobre seus contatos. E ainda no final da tarde desta sexta, alguns perfis no Twitter também começaram a relatar o retorno da visualização do status. 

Já entre os concorrentes, o Telegram ironizou a suposta falha no sistema, convidando os insatisfeitos com as novidades a "convidarem um amigo para ficar online" no aplicativo. 

Procurada pela CNN, a assessoria do WhatsApp ainda não respondeu ao contato para explicar as mudanças.