Nasa divulga os primeiros sons da superfície de Marte; ouça

Sonda registrou as primeiras fotos da perspectiva de pouso da aeronave, além de áudios da superfícies marciana e fotos do local

Ashley Strickland , CNN
23 de fevereiro de 2021 às 07:10 | Atualizado 23 de fevereiro de 2021 às 07:18
Imagens do pouso da Mars Perseverance rover
Foto: Divulgação NASA

 

A Nasa divulgou novas imagens do pouso da sonda Mars Perseverence rove no planeta vermelho, além de áudio e vídeo, que tem sido chamado de "How to Land on Mars" (Como pousar em Marte). 

A sonda captou o primero áudio de Marte, que apresenta apenas o ruído de uma brisa marciana e os sons do rover operando na superfície. 

Câmeras em "Percy", como são chamadas no controle da missão, foram as responsáveis por mostrar, pela primeira vez, a pespectiva d euma espaçonave pousanod em Marte. 

O vídeo começa 230 segundos depois que o rover entrou na atmosfera marciana, com a inflação do paraquedas do rover 7 milhas acima da superfície, e termina com o rover tocando a superfície.

 

No entanto, segundo a NASA, o microfone não capturou dados utilizáveis do processo de descida. A conta do Mars Perseverence no Twitter compartilhou o áudio com a legenda: "Agora que você viu Marte, ouça. Pegue alguns fones de ouvido e ouça os primeiros sons capturados por um dos meus microfones."

Foto Panorâmica de Marte
Foto Panorâmica de Marte
Foto: Divulgação Nasa

 

"Este vídeo da descida do Perseverance é o mais perto que você pode chegar de pousar em Marte sem colocar uma roupa de pressão", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missão Científica da NASA, em um comunicado.

"Deve se tornar a visualização obrigatória para jovens mulheres e homens que não só querem explorar outros mundos e construir a espaçonave que os levará até lá, mas também querem fazer parte das diversas equipes que alcançam todos os objetivos audaciosos em nosso futuro."

A equipe também compartilhou a primeira imagem panorâmica da sonda em seu local de pouso. Ao todo, o rover tem 23 câmeras, com capacidade de gravar vídeos, recursos de zoom e cor.

Superfície de Marte
Superfície de Marte
Foto: Divulgação Nasa.