Astronautas da Nasa retornam à Terra em cápsula da Space X; veja o pouso

Pouso da Crew Dragon ‘Resilience’ ocorreu no Golfo do México

Reuters
02 de maio de 2021 às 07:16 | Atualizado 03 de maio de 2021 às 10:53

Quatro astronautas voltaram com segurança à Terra da Estação Espacial Internacional (ISS) na manhã deste domingo (2) em uma cápsula da SpaceX, a Crew Dragon "Resilience". O pouso da cápsula ocorreu no Golfo do México, segundo informou a Nasa.

O retorno marcou o fim da primeira missão da tripulação à estação pela espaçonave Crew Dragon, desenvolvida em parceria entre a Nasa e a empresa de foguetes de Elon Musk, SpaceX, disse a agência em um comunicado.

A tripulação – formada por Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker da Nasa e Soichi Noguchi, da Jaxa (agência espacial do Japão) – foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 15 de novembro de 2020, impulsionado por um foguete SpaceX, o Falcon 9.

A cápsula do retorno foi apelidada de “Resilience” pela tripulação.

Os astronautas da Nasa retornam à Terra
Os astronautas da Nasa Shannon Walker, à esquerda, Victor Glover, Mike Hopkins e o astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) Soichi Noguchi, à direita
Foto: Bill Ingalls/Nasa

A missão fazia parte da parceria público-privada incipiente da Nasa com a SpaceX, a empresa de foguetes fundada em 2002 por Musk, que também é CEO da fabricante de carros elétricos Tesla Inc.

Resgate da cápsula Crew Dragon ‘Resilience’ no Golfo do México
Resgate da cápsula Crew Dragon ‘Resilience’ no Golfo do México
Foto: Bill Ingalls/Nasa

Reportagem de Frances Kerry, da Reuters