Foto de brasileiro está entre as melhores imagens de astrofotografia do ano

Victor Lima é engenheiro civil e decidiu deixar seu emprego fixo para se dedicar apenas à fotografia de cenários naturais

Flávia Martins, da CNN, em São Paulo
27 de maio de 2021 às 17:13 | Atualizado 28 de maio de 2021 às 16:37
Fotografia do brasileiro Victor Lima está entre as 25 melhores fotos do ano
Fotografia do brasileiro Victor Lima está entre as 25 melhores fotos do ano para o site Capture the Atlas. Na foto, o contraste entre as Cataratas do Iguaçu e o céu estrelado
Foto: Victor Lima/Capture the Atlas

Dois anos de planejamento e pelo menos 12 horas para conseguir o clique perfeito. Este foi o tempo que Victor Lima demorou para tirar uma foto da Via Láctea no céu noturno das Cataratas do Iguaçu. 

Para o autor da foto, Daniel Thomas Gum sua foto lembra Game of Thrones
Para o autor da foto, Daniel Thomas Gum sua foto lembra Game of Thrones
Para o autor da foto, Daniel Thomas Gum, sua captura faz lembrar os cenários da série Game of Thrones. A imagem foi tirada na AustráliaCrédito: Daniel Thomas Gun/Capture the Atlas
  • Para o autor da foto, Daniel Thomas Gum sua foto lembra Game of Thrones
  • As dolomitas italianas foram o palco de Stefano Pellegrini
  • O fotógrafo Pablo Ruiz capturou a noite estrelada na montanha Riaño, na Espanha
  • O fotógrafo Uros Fink fotografou a Via Láctea sobre essa igrejinha na Eslovênia
  • O fotógrafo John Rutter capturou o arco da Via Láctea sobre uma antiga igreja
  • Nesta fotografia, Mohammad Hayti conseguiu capturar a Via Láctea
  • O fotógrafo Larryn Rae encarou quatro horas de escalada e ventos de até 70 km/h
  • A fotografia de Tomas Slovinsky retrata o Cruzeiro do Sul
  • Fotografia do brasileiro Victor Lima está entre as 25 melhores fotos do ano
  • A ilha de Tenerife, na Espanha, serviram de cenário para Lorenzo Ranieri

A imagem acabou sendo escolhida como uma das 25 melhores do ano em um concurso internacional com participantes do mundo inteiro.  

Muitas vezes impossível de ser visto a olho nu a partir da Terra, um mundo de cores e luzes aparece quando se usa uma câmera fotográfica profissional. E é isso que Victor vem fazendo desde 2016. O engenheiro civil decidiu deixar seu emprego fixo para se dedicar apenas à fotografia de cenários naturais.   

“Além de ser uma paixão para mim, é um nicho que não tem muito espaço aqui no Brasil, então ainda há muito a ser explorado.” contou o fotógrafo à CNN

A seleção das melhores fotografias é feita pelo fotógrafo americano Dan Zafra, especialista renomado neste segmento, e publicada anualmente no site Capture the Atlas, portal dedicado à astrofotografia de paisagem.

Em entrevista à CNN, Zafra disse que pretende continuar fazendo o concurso anualmente para compartilhar a beleza dos céus noturnos e “fazer com que as pessoas reflitam sobre o que há fora do planeta e como podemos protegê-lo”.   

Os trabalhos de astrofotógrafos dos Estados Unidos, Austrália, Espanha, Irã e Indonésia também estão na lista. Nas imagens, o céu estrelado e colorido em meio a desertos, montanhas e cânions ao redor do mundo.  

Não é a primeira vez que Victor Lima leva um prêmio para casa – a revista americana National Geographic também já reconheceu dois de seus trabalhos.  Mas para ele, a foto que capturou nas Cataratas do Iguaçu, uma das Maravilhas Mundiais da Natureza, é uma das suas preferidas. 

Em seu perfil no Instagram @victorlimaphoto, com mais de 60 mil seguidores, ele publica os seus trabalhos. Em @capturetheatlas, a página oficial do concurso, também é possível ver as imagens de outros fotógrafos.