Após instabilidade, WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a funcionar

Aplicativos tiveram momentos fora do ar, segundo relatos de usuários nas redes sociais e o monitoramento da plataforma Downdetector

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
09 de junho de 2021 às 19:45 | Atualizado 09 de junho de 2021 às 21:53
Aplicativo, WhatsApp
Aplicativo WhatsApp
Foto: Thomas White - 28.mai.2020/Reuters

Os aplicativos WhatsApp, Instagram, Facebook e Facebook Messenger, todos do grupo do Facebook, registraram instabilidade na noite desta quarta-feira (9), segundo relatos de usuários nas redes sociais e o monitoramento da plataforma Downdetector. 

O pico das falhas no app acontece por volta das 19h25, de acordo com o Downdetector e não foi resolvido até o momento. O Facebook e as plataformas ainda não se manifestaram sobre a razão da instabilidade nos serviços até a publicação desta nota.

O número de registros de instabilidades passou a cair por volta das 19h40, mas ainda seguia bem acima do normal por volta das 20h20.

Por volta das 21h30, o uso deles já estava normalizado.

Plataforma Downdetector registra falhas no WhatsApp, Instagram e Facebook na noite desta quarta-feira (9)
Foto: Downdetector / Reprodução

Rapidamente, WhatsApp e Instagram entraram para os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Usuários utilizam a rede que está funcionando para se informarem sobre o status dos serviços. Alguns relatam ter desconfiado inicialmente de problemas com as suas conexões com a internet, outros questionam a frequência com que os principais serviços vêm registrando instabilidades.

No Google, as buscas por "Whatsapp caiu?" dispararam a partir das 19h10, chegando a ser 100 vezes maiores do que eram uma hora antes. "WhatsApp instável", "WhatsApp e Instagram fora do ar" e "WhatsApp parou" também estão entre as buscas em alta na plataforma.