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    5 grandes desafios que a Apple enfrenta em 2024

    Entre as vendas na China, processos de patente nos EUA e o atraso em relação à IA, o ano já está repleto de problemas para a empresa

    Samantha Murphy Kellyda CNN

    Problemas com as vendas na China. Processos de patentes nos EUA. Atraso na IA generativa. Estamos em 2024 há apenas algumas semanas, mas o ano já está repleto de problemas para a Apple.

    A enxurrada de desafios da gigante tecnológica impacta muitas partes do seu negócio em geral. Na semana passada, a Microsoft assumiu o lugar da Apple como a empresa de capital aberto mais valiosa, depois de ficar atrás da fabricante do iPhone durante a maior parte da última década. A subida das ações da Microsoft deve-se em grande parte às suas apostas iniciais e abrangentes na inteligência artificial generativa, uma área sobre a qual a Apple não fez nenhum grande anúncio.

    Mesmo assim, alguns analistas acreditam que a empresa será capaz de navegar através dos campos minados ao longo do ano.

    “Sendo a Apple, que ainda é a maior empresa do mundo em valor de mercado, tenho certeza de que fará tudo o que puder para minimizar o impacto dessas áreas problemáticas”, disse David McQueen, analista da ABI Research. “A empresa ainda tem uma base de usuários extremamente leais para que o valor, o reconhecimento e a qualidade de sua marca não sejam comprometidos.”

    Uma visão mais detalhada do que a Apple terá de enfrentar:

    Problemas na China

    Um dos maiores obstáculos da Apple neste ano será abordar o mercado na China, a segunda maior economia do mundo.

    A empresa tem se esforçado para atrair clientes a comprar iPhones no país após o lançamento do smartphone Mate 60 Pro da Huawei, de grande sucesso. Numa jogada surpreendente, a Apple ofereceu recentemente descontos temporários em iPhones e outros produtos na China, baixando os preços em cerca de R$ 350,00. Macs e iPads também tiveram grandes descontos.

    É normal que outros vendedores que revendem produtos Apple reduzam os preços, mas a própria empresa raramente oferece descontos. A medida levantou dúvidas sobre o desempenho do iPhone em um dos mercados mais críticos da Apple, que gerou cerca de 20% das vendas da empresa no ano passado. Um relatório recente da Reuters observou que as vendas do iPhone na China caíram 30% na primeira semana do ano em meio à pressão da rival Huawei.

    Dan Ives, analista da empresa de pesquisa de mercado Wedbush, classificou a China como o maior desafio e a maior oportunidade da Apple. Apesar da crescente concorrência, ele disse que a China tem cerca de “100 milhões de iPhones na janela de uma oportunidade de atualização”.

    Batalha por patentes

    Um dos produtos mais populares da Apple, o Apple Watch, continua proibido nos EUA, enquanto uma das disputas de patentes mais importantes dos últimos tempos continua a se desenrolar.

    Na semana passada, um tribunal federal de apelações dos EUA restabeleceu a proibição de algumas das versões premium do Apple Watch. A Apple solicitou a suspensão da proibição enquanto apelava de uma decisão da Comissão de Comércio Internacional dos EUA que entrou em vigor no mês passado. Essa ordem da comissão impediu a Apple de importar o Apple Watch Series 9, o Apple Watch Ultra 2 e outros modelos mais recentes para os EUA porque violava a patente do oxímetro de pulso da empresa médica Masimo.

    A Apple vendeu 49 milhões de smartwatches em 2022 e cerca de 26,7 milhões nos primeiros 9 meses de 2023. Embora a proibição provavelmente impacte os resultados de vendas, Jitesh Ubrani – gerente de pesquisa da empresa de pesquisa de mercado IDC – disse que a reputação da Apple também está em jogo.

    “Não é uma boa aparência”, disse ele. “Pode haver um impacto nas vendas no primeiro trimestre do próximo ano, mas no final das contas, ninguém quer ser pego infringindo patentes.”

    Não está claro quanto tempo a disputa durará ou se a Apple resolverá o processo.

    Atraso na IA

    As principais empresas tecnológicas, incluindo a Microsoft, Meta, Google e Samsung, continuam a implementar funcionalidades de IA generativa nos seus serviços, computadores e smartphones. No entanto, a Apple tem estado bastante quieta sobre o assunto.

    Há rumores de que a empresa apresentará novos recursos da Siri alimentados por IA no lançamento do iOS 18 ainda neste ano. Alguns recursos de IA generativos no dispositivo também podem se tornar exclusivos dos modelos do iPhone 16, em parte graças aos seus chips personalizados.

    Mas as inovações de IA em smartphones emblemáticos não são inteiramente novas. A linha mais recente do Pixel 8 do Google, lançada em outubro de 2023, já tem muitos recursos de IA, e a linha Galaxy S24 da Samsung, que chega às lojas no final deste mês, inclui várias ferramentas com tecnologia de IA, como tradução em tempo real, pesquisa generativa com tecnologia de IA e atualização nos recursos de edição de fotos.

    A promoção da IA faz parte de um esforço maior dos fabricantes de smartphones para se diferenciarem num mercado concorrido e despertarem entusiasmo já que a inovação estagnou nos últimos anos.

    Embora seja improvável que os consumidores mudem para outras marcas especificamente por conta de recursos de IA, as pessoas acabam esperando que a Apple forneça recursos semelhantes ou mais avançados.

    Esta não é a primeira vez que a Apple fica para trás em áreas emergentes, como 4G, 5G e telas dobráveis – mesmo que nenhuma dessas tenha causado retrocessos significativos para a marca.

    McQueen disse que embora os concorrentes da Apple, nomeadamente a Samsung, tenham o direito de se gabar e “sejam capazes de apontar esta fraqueza de IA”, ele questionou se os clientes realmente sabem o que estão obtendo com a IA no dispositivo e por que vale a pena fazer uma atualização.

    Ao mesmo tempo, a busca por iPhones continua forte. A empresa de pesquisa de mercado IDC divulgou recentemente dados que revelaram que a Apple ultrapassou a Samsung nas remessas de smartphones no último trimestre pela primeira vez.

    Preocupação com receita

    A Apple está sob pressão para aumentar as vendas em suas outras categorias de produtos. Em novembro, a Apple registrou quedas nas vendas ano após ano pelo quarto trimestre consecutivo, enfrentando dificuldades principalmente com as vendas de Mac e iPad. A receita do iPhone, no entanto, cresceu 3%, para US$ 43,8 bilhões.

    Ainda assim, o Barclays rebaixou as ações da Apple no início deste mês, citando vendas decepcionantes do iPhone 15 na China e diminuição na demanda pelo iPhone mais recente. Espera-se que o iPhone 16 de próxima geração, lançado ainda este ano, também tenha apenas atualizações incrementais.

    A Apple também enfrenta desafios em torno do próximo lançamento do headset Vision Pro, que será o lançamento de produto mais arriscado em anos. A empresa terá que provar que um dispositivo que combina realidade virtual e realidade aumentada, uma tecnologia que sobrepõe imagens virtuais em vídeo ao vivo do mundo real, é de fato o futuro da computação.

    E não será uma venda fácil: embora inovador, ainda é um computador desajeitado de US$ 3.499 que você usa no rosto.

    Meta regulatória

    Várias das principais empresas de tecnologia consideradas pela União Europeia como “monopolizantes”, incluindo a Apple, terão de implementar novas regras de plataforma este ano. Isso significa que a Apple pode ter que abrir mão do controle exclusivo de como os aplicativos iOS são distribuídos, uma medida que pode impactar sua receita.

    A nova Lei dos Mercados Digitais (DMA), aprovada em 2022, visa reforçar a concorrência nos serviços online. Algumas das mudanças propostas mais visíveis para os usuários da UE envolvem a forma como você pode instalar aplicativos e quais aplicativos podem ser pré-instalados nos dispositivos.

    Uma das mudanças exigirá que os sistemas operacionais dominantes permitam a existência de lojas de aplicativos menores de terceiros, bem como a capacidade de instalar aplicativos de qualquer lugar fora da loja de aplicativos oficial.

    Embora o Google tenha permitido ambos na plataforma Android, a Apple manteve um controle rígido sobre os aplicativos do iPhone. A Apple e outros participantes do setor argumentaram que a abertura dos sistemas operacionais dessa forma poderia deixar os usuários vulneráveis ao download de aplicativos mais prejudiciais.

    Sob as novas regras, as lojas de aplicativos dominantes não poderão retirar aplicativos da lista por se recusarem a usar os sistemas de pagamento dos sistemas dominantes, um problema destacado recentemente pelo caso antitruste da Apple com a Epic Games. Grande parte da receita da loja de aplicativos da Apple vem da fatia de 30% que recebe através de seus canais de pagamento das vendas de bens e serviços digitais no aplicativo, portanto, as disposições podem afetar diretamente o modelo de negócios da empresa.

    Este mês, a Suprema Corte dos EUA recusou-se a ouvir um recurso da Apple e da Epic no caso, deixando em vigor uma decisão de um tribunal inferior concluindo que a Apple monopolizou ilegalmente a distribuição de aplicativos. A decisão de não ouvir o caso também confirmou efetivamente uma liminar que exigia que a Apple modificasse alguns de seus termos de desenvolvedor.

    A empresa não compartilhou muitos outros detalhes sobre seus planos de cumprir a legislação, mas o prazo final de março está se aproximando.

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