Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    5G pode proporcionar grau de conectividade jamais visto antes, diz especialista

    "Um dos principais impactos do 5G é remover as barreiras existentes em relação à conectividade", afirma Luciano Saboia, da consultoria IDC

    Ingrid OliveiraEster Cassaviada CNN*

    em São Paulo

    5G chegou ao Brasil na quarta-feira (6), com a capital Brasília sendo a primeira cidade a receber a tecnologia. E segundo Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria da IDC, o serviço pode proporcionar grau de conectividade jamais visto antes.

    À CNN, o especialista disse que “um dos principais impactos do 5G é remover as barreiras existentes em relação à conectividade. Isso significa proporcionar um grau de ‘conectar as coisas’ jamais visto antes”, afirmou.

    Saboia avaliou ainda que a chegada do sinal deve proporcionar uma maior conexão para além da utilização em celulares. “Estamos falando bem além do smartphone, [estamos falando] de conectar máquina, objetos que podem facilmente chegar em um granularidade muito maior”.

    O especialista falou ainda que, à medida que o calendário de implementação vai avançando, as pessoas precisarão adaptar os dispositivos para receber a rede.

    “Para usar o 5G, é necessário a coberturas das operadoras, de um plano e de um aparelho capaz de falar com essa nova rede. Isso vai promover a troca gradativa dos smartphones.”

    A expectativa é que Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo sejam as próximas a cidades a implementar o 5G, e que a tecnologia chegue até todas as capitais brasileiras até 29 de setembro.

    * Sob supervisão de Elis Franco

    Assista ao vídeo completo acima.