Ada Limón: quem é a poeta que fará a sessão de abertura do SXSW 2024
Escritora falará sobre seu trabalho que será gravado na espaçonave Europa Clipper da Nasa e irá para o espaço
A poeta norte-americana Ada Limón foi escolhida para fazer a sessão de abertura do South by Southwest (SXSW) 2024, que acontece no Texas, nos Estados Unidos. A conferência tem início na sexta-feira (8) e vai até o dia 16 de março.
A escritora, que já fez diversas colaborações com a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), sobe ao palco ao lado de Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da agência.
Limón escreveu um poema que será gravado na espaçonave Europa Clipper, da Nasa, que será lançada para uma das luas de Júpiter, Europa, em outubro de 2024 – e esse é um dos assuntos que será abordado na sessão.
O nome do painel que será apresentado pela dupla é: “Explore o espaço e a poesia com a Nasa”. Ele está marcado para o dia 8, às 13h (horário de Brasília).
Conheça Ada Limón, poeta que fará a sessão de abertura do SXSW 2024
Ada Limón é autora de seis livros de poesia, incluindo “The Carrying”, que ganhou o National Book Critics Circle Award, e foi eleita uma das mulheres do ano pela revista Time.
https://www.instagram.com/p/C3nYrOELFiH/
Natural da Califórnia, a escritora de 48 anos estudou teatro na Universidade de Washington e fez mestrado em Belas Artes na Universidade de Nova York.
Depois de se formar, ela recebeu uma bolsa de estudos para viver e escrever no Provincetown Fine Arts Work Center, promovido por uma empresa sem fins lucrativos que apoia artistas visuais e escritores emergentes em Massachusetts.
Ela também recebeu uma bolsa de estudos da New York Foundation for the Arts e ganhou o prêmio de poesia do Chicago Literary Award.
Ao longo da sua estadia em Nova York, que durou 12 anos, ela trabalhou em revistas como Martha Stewart Living, GQ e Travel + Leisure. Atualmente, Limón mora na Califórnia, onde escreve e ensina.
Seu primeiro livro, “Lucky Wreck” foi publicado em 2006, alguns depois de terminar o mestrado. No mesmo ano, sua segunda obra foi publicada, “This Big Fake World”. Ambos venceram prêmios locais.
O terceiro trabalho, “Rivers“ só foi publicado em 2010. O quarto livro, “Bright Dead Thing”, foi lançado cinco anos depois e foi finalista do National Book Award for Poetry.
Alguns anos depois, ela lança o quinto livro, “The Carrying”, que foi o grande vencedor do National Book Award for Poetry de 2018. Seu último trabalho foi publicado em 2023, “The Hurting Kind”.
Seus poemas já foram publicados na revista The New Yorker e no jornal Harvard Review. Agora, um deles vai para o espaço.
Sobre a SXSW
O evento é uma das maiores feiras de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda, atrações de diferentes países.
Ele é voltado para profissionais globais e oferece uma grande gama de atividades como sessões de palestras, apresentações variadas, exibições de filmes e produtos para TV, oportunidades de networking, competições de tecnologia, cerimônias de premiação e mais.