Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Além da Terra: saiba qual o planeta mais buscado no Google

    Marte lidera as pesquisas nos últimos 12 meses; "mensagens para Marte" teve um aumento expressivo no período

    Planeta Marte, de acordo com a sonda Mars Express
    Planeta Marte, de acordo com a sonda Mars Express Reprodução/ESA

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    O Sistema Solar é composto por oito planetas e, entre eles, o que desperta maior interesse nos seres humanos é Marte — além da Terra. A informação é de uma análise feita pela CNN utilizando o Google Trends.

    O planeta vermelho liderou as buscas no Google nos últimos 12 meses. Atrás dele, em ordem, ficaram: Vênus, Júpiter, Saturno, Mercúrio, Netuno e Urano.

    Busca pelos planetas do Sistema Solar nos últimos 12 meses / Google Trends

    No primeiro gráfico é possível observar a constância das buscas por Marte, colocando-o como líder de pesquisas, apesar dos picos de Júpiter e Vênus. O aumento de buscas pelos dois planetas aconteceu início de março, quando ficaram alinhados no céu em uma conjunção planetária.

    Netuno e Urano são os planetas menos pesquisados / Google Trends

    Entre as pesquisas relacionados estão “Marte retrogrado”, “mensagem de Marte” e o link para enviar uma mensagem para o planeta.

     

    De outubro de 2022 até janeiro deste ano, o planeta vermelho estava em movimento retrogrado, o que pode explicar o aumento de buscas pelo termo.

    A busca por “mensagem de Marte” se dá pelo programa da Nasa, anunciado em março, que propõe a gravação de nomes no veículo que será lançado em 2026.

    Os países que mais pesquisaram pelo planeta foram Geórgia, Cazaquistão, Rússia, Estados Unidos e Canadá. O Brasil está na 59ª posição.

    Países que mais pesquisaram por Marte nos últimos 12 meses / Google Trends

    Conheça os planetas do Sistema Solar