Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aplicativo de celular ajuda a localizar centro da Via Láctea

    Chamado "Galactic Compass", o app funciona como uma espécie de bússola e aponta para a direção do centro da nossa galáxia

    Ilustração da Via Láctea, a galáxia em que está localizada o nosso Sistema Solar
    Ilustração da Via Láctea, a galáxia em que está localizada o nosso Sistema Solar MARK GARLICK/SCIENCE PHOTO LIBRARY/GettyImages

    Gabriela Maraccinida CNN

    Um aplicativo de celular ajuda a localizar o centro da galáxia Via Láctea de qualquer lugar da Terra — inclusive, da sua casa. A novidade foi desenvolvida com a ajuda do ChatGPT por Matthew Webb, fundador da “Acts Not Facts“, um estúdio de desenvolvimento de tecnologias e lançada no dia 15 de fevereiro.

    A Via Láctea é a galáxia onde o nosso Sistema Solar está localizado. No centro da Via Láctea, há um buraco negro supermassivo chamado Sagitário A* (Sgr A*), que está há uma distância de 26.670 anos-luz da Terra e possui uma massa milhões de vezes maior do que o Sol.

    Chamado de “Galactic Compass” (“Bússola Galáctica”, em tradução livre do inglês), o aplicativo funciona como uma espécie de bússola, com uma seta verde que aponta para a direção onde está o centro da Via Láctea, independentemente da posição da Terra no espaço — o centro galáctico pode mudar de posição conforme a Terra faz seu movimento de translação (ao redor do Sol) e de rotação (ao redor de si mesma).

    Em seu website, Webb escreveu que sua inspiração para o desenvolvimento do app foi, justamente, a curiosidade para localizar o centro da Via Láctea sabendo que a sua localização poderia mudar ao longo do dia. Com a ajuda do ChatGPT, ele conseguiu desenvolver a interface do aplicativo, realizando uma série de perguntas ao chat de inteligência artificial e integrando cálculos complexos para orientações espaciais e rotações em 3D.

    No entanto, o inventor ressalta que o aplicativo é apenas um teste. “O Galactic Compass ainda está bastante desajeitado, com certeza. Mas não é ruim para uma colaboração entre alguém que não sabe construir aplicativos e uma IA que tem apenas um ano de idade”, escreveu Webb em seu site.

    Atualmente, o aplicativo está disponível apenas para o sistema iOS, da Apple.