Apple remove gigante russa de mídia social de sua loja de aplicativos

Decisão da Apple também afeta outros aplicativos iOS produzidos pela controladora da VKontakte, a gigante de tecnologia VK

Brian Fung, em Washington
As instalações existentes desses aplicativos devem continuar funcionando normalmente  • 16/09/2022REUTERS/Thomas Peter
Compartilhar matéria

A Apple removeu o VKontakte, uma das principais plataformas de mídia social russa, de sua loja de aplicativos, de acordo com o desenvolvedor do aplicativo.

A decisão da Apple também afeta outros aplicativos iOS produzidos pela controladora da VKontakte, a gigante de tecnologia VK, de acordo com um post no blog da empresa na terça-feira (27).

“Agora, alguns aplicativos VK são bloqueados pela Apple, portanto, não estão disponíveis para download e atualização na App Store”, escreveu VK na postagem do blog.

As instalações existentes desses aplicativos devem continuar funcionando normalmente, acrescentou VK.

Os aplicativos VK fornecem uma variedade de serviços, incluindo e-mail, entrega de alimentos e pagamentos digitais.

É o quinto maior site por tráfego na Rússia, segundo algumas estimativas.

A rede social da empresa tem 97 milhões de usuários mensais em todo o mundo, enquanto seu serviço de e-mail, Mail.ru, tem 46 milhões de usuários na Rússia.

The Verge foi o primeiro a dar a notícia.

A Apple confirmou as remoções à CNN Business e disse que a decisão visa cumprir as sanções recém-impostas do Reino Unido contra a Rússia.

O governo do Reino Unido disse na segunda-feira (26)que estava mirando dezenas de elites russas em resposta aos “referendos falsos ilegais na Ucrânia” da Rússia, que alegavam mostrar apoio à integração da Ucrânia com a Rússia.

A Apple disse que os aplicativos removidos eram de desenvolvedores que são de propriedade majoritária ou controlados por entidades sancionadas pelo governo do Reino Unido.

A Apple disse que encerrou essas contas de desenvolvedor para cumprir as sanções do Reino Unido.

No início deste ano, em resposta à guerra na Ucrânia, a Apple parou de vender novos produtos na Rússia, reprimiu o Apple Pay e removeu os meios de comunicação apoiados pelo Estado RT e Sputnik de suas lojas de aplicativos fora da Rússia.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original