Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Artistas de videogames se preparam para fazer greve por melhores condições de trabalho e salários

    Negociações para um novo contrato de trabalho estão previstas para começar nesta terça-feira (26)

    Jogos podem ajudar no entretenimento das pessoas que estão em isolamento social
    Jogos podem ajudar no entretenimento das pessoas que estão em isolamento social Foto: Reprodução/CNN

    Por Danielle Broadway, da Reuters

    Cissy Jones não está pedindo para receber milhões de dólares para dar voz aos videogames, mas a atriz e outras pessoas como ela, que atuam sob um contrato de videogame da Screen Actors Guild, dizem que precisam de mais dinheiro para lidar com o aumento do custo de vida.

    “Não temos um aumento há cinco anos, talvez quatro anos, e os preços subiram. Nossas taxas não subiram”, disse Jones, ganhadora do BAFTA por sua voz como Delilah no videogame “Firewatch”, da Campo Santo. Jones está coberta por um contrato com produtoras de videogames negociado pelo SAG-AFTRA.

    Os dubladores e os artistas de captura de movimento do multibilionário setor de videogames votaram esmagadoramente na segunda-feira para autorizar uma greve se as negociações para um novo contrato de trabalho, previstas para começar nesta terça-feira, fracassarem, preparando o terreno para outra possível paralisação do trabalho em Hollywood.

    O SAG-AFTRA informou que 34.687 membros votaram, 27,47% dos eleitores elegíveis. O sindicato é o mesmo que representa os atores de cinema e televisão que entraram em greve em julho, colocando Hollywood em meio a duas paralisações simultâneas pela primeira vez em mais de seis décadas.

    O acordo do SAG-AFTRA que cobria os artistas de videogames expirou em novembro passado e foi sendo prorrogado mensalmente à medida que o sindicato negociava com as principais empresas do setor.

    Preocupações com Inteligência Artificial

    O setor de videogames gerou uma receita total de 180,3 bilhões de dólares em 2021 e a expectativa é que gere uma receita de 218,8 bilhões até 2024, de acordo com a empresa de análise de dados Newzoo.

    Com as vendas de consoles de videogame em alta em 2023, a Sony, fabricante do PlayStation, disse em julho que espera vender 25 milhões de unidades de consoles PS5 este ano, um recorde para qualquer dispositivo PlayStation.

    Com o aumento dos lucros, as equipes das empresas de videogames, além dos artistas cobertos pelo SAG-AFTRA, se sindicalizaram pela primeira vez este ano.

    Em julho, os trabalhadores da Sega formaram o maior sindicato de videogames com vários departamentos nos Estados Unidos, depois que os testadores de videogames da Microsoft formaram seu primeiro sindicato no país em janeiro.

    Além do salário, os artistas de vídeo representados pelo SAG-AFTRA dizem que as questões mais urgentes que estão sendo negociadas incluem fazer com que Disney, Activision, EA, Epic Games e outras consultem os artistas sobre o uso de inteligência artificial para criar vozes, algo que algumas das empresas já estão fazendo.

    Para os artistas do setor, o sindicato também está exigindo mais medidas de segurança para os artistas de captura de movimento, que usam marcadores ou sensores na pele ou um traje para ajudar os criadores de jogos a criar os movimentos dos personagens.

    O sindicato está pedindo que os artistas que trabalham em frente à câmera tenham os mesmos cinco minutos de descanso por hora a que os artistas que trabalham fora da câmera têm direito, disse o SAG-AFTRA em um comunicado em seu site.

    Eles também pedem que um médico esteja presente no set de gravação em acrobacias perigosas, assim como nos sets de filmagem e televisão.

    Para Jones, o poder da inteligência artificial se tornou evidente há 18 meses, quando ela viu que um fã havia criado vídeos na plataforma de mídia social TikTok que incluíam uma cena da animação do canal Disney que ela dublou, “The Owl House”.

    “Eles estavam usando uma versão da minha voz nessas cenas de fãs”, disse ela.

    “Entrei em pânico”, disse ela. “Esse é meu único meio de ganhar dinheiro. Essa é a única maneira de trabalhar no momento. É assim que alimento meus filhos e os mantenho na escola. Alguém havia tomado minha voz sem meu consentimento.”