Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataques hackers demonstraram deficiência de segurança do governo, diz especialista

    Serviços como o portal do Ministério da Saúde, ConecteSUS, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, Controladoria-Geral da União e outros foram alvos recentes de ciberataques

    Léo LopesJorge Fernando RodriguesRenata Souzada CNN

    em São Paulo

    Diferentes sites do governo federal têm sido alvo de ataques hackers nas últimas semanas: Ministério da Saúde, ConecteSUS, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, Controladoria Geral da União, Polícia Rodoviária Federal, entre outros.

    Por exemplo, o Lapsus$ Group, grupo hacker que assumiu o ataque ao site e sistemas do Ministério da Saúde no início deste mês, informou que é o responsável por derrubar, também, o site dos Correios – que ficou fora do ar por duas horas na manhã desta quinta-feira (23).

    Em entrevista à CNN, a advogada especialista em Direito Digital, Luiza Leite, disse que esse acesso indevido aos ambientes tecnológicos dessas entidades, e a incapacidade de lidar com esses incidentes e com a proteção de dados dos cidadãos, demonstram uma deficiência nos mecanismos de segurança da informação do governo.

    “A gente precisa que o governo estabeleça procedimentos para que tenha uma segurança maior dentro desses sites. Além das plataformas onde temos uma coleta muito grande de dados pessoais dos cidadãos, principalmente durante a pandemia de Covid-19”, disse.

    Veja o vídeo da entrevista completa ao CNN Novo Dia no topo da página.