Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Blue Origin aborta missão espacial não tripulada por falha após lançamento

    Cápsula que transportava carga precisou se desprender do foguete New Shepard e retornou à terra em pouso com os paraquedas de segurança

    Blue Origin aborta missão espacial não tripulada por falha após lançamento
    Blue Origin aborta missão espacial não tripulada por falha após lançamento Blue Origin / Reprodução

    Joey Rouletteda Reuters

    Uma cápsula da Blue Origin que transportava carga em um voo espacial precisou ter abortada sua missão não tripulada, nesta segunda-feira (12), logo após a decolagem no estado americano do Texas.

    O movimento da cápsula se soltar do foguete New Shepard salvou o conteúdo da carga de um aparente mau funcionamento perto da seção do motor do foguete, de acordo com o que foi transmitido ao vivo pela empresa espacial do bilionário Jeff Bezos.

    Veja no vídeo abaixo o momento em que a cápsula da Blue Origin efetua o movimento de abortar a missão.

    Em uma mensagem publicada no Twitter, a Blue Origin informou que o sistema de escape da cápsula funcionou conforme foi projetado.

    “Estamos respondendo a um problema esta manhã em nosso local de lançamento no oeste do Texas. Esta foi uma missão de carga útil sem astronautas a bordo”, escreveu a empresa.

    “Mais informações virão à medida que estiverem disponíveis”, acrescenta.

     

    Nenhum humano estava a bordo da cápsula, que estava no topo do foguete suborbital New Shepard da empresa carregado com cargas de pesquisa financiadas pela Nasa e outras cargas que deveriam flutuar em microgravidade por alguns minutos a cerca de 99,78 km acima do solo.

    Mas um minuto após a decolagem e cerca de 8 km acima do solo, os motores do propulsor New Shepard dispararam, acionando o sistema de aborto da cápsula que lançou a espaçonave para longe de seu foguete antes de voltar à terra intacta em um pouso de segurança com paraquedas.

    O voo foi a 23ª missão New Shepard da Blue Origin, empresa espacial fundada pelo bilionário Jeff Bezos , da Amazon.