Blue Origin, empresa de Bezos, suspende programa do foguete New Shepard
Recursos serão direcionados para desenvolver capacidades lunares tripuladas da empresa

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, anunciou nesta sexta-feira (30) que está "suspendendo" os voos do New Shepard, o principal foguete de turismo espacial da empresa, para redirecionar recursos para seu programa de módulo lunar com a Nasa.
A empresa afirmou que "vai suspender os voos da New Shepard e redirecionar recursos para acelerar ainda mais o desenvolvimento das capacidades lunares tripuladas da empresa".
O New Shepard é um foguete reutilizável de 18 metros de altura que, desde 2021, lançou dezenas de passageiros pagantes e experimentos de pesquisa do Texas em voos suborbitais curtos.
A New Shepard é um sistema de foguete suborbital totalmente reutilizável, e a aposta da Blue Origin para investir no turismo espacial.
O foguete foi batizado em homenagem ao astronauta Alan Shepard, o primeiro americano a ir até o espaço.
A Blue Origin, assim como as outras empresas do setor, investe na reutilização do material para diminuir o custo de viagens espaciais – na New Shepard, o propulsor, a cápsula, a nadadeira anular, o motor, o trem de pouso e os paraquedas são resgatados para serem utilizados novamente em próximas missões.
Além disso, a New Shepard é uma nave autônoma, ou seja, nenhuma das tripulantes do voo terá que pilotar — todos os comandos são enviados pela base de controle, no solo.


