“Bola de fogo” é vista em céu dos EUA e gera boato sobre meteoro

Mais de 150 notificações foram enviadas à Associação Americana de Meteoros, mas a Nasa esclareceu o caso

Suposto "meteoro" no céu dos EUA na quarta-feira (20) à noite
Suposto "meteoro" no céu dos EUA na quarta-feira (20) à noite Reprodução

Giovanna Galvanida CNN*

Ouvir notícia

Uma suposta “bola de fogo” foi vista cruzando o céu em alguns locais nos Estados Unidos na noite de quarta-feira (20) – fenômeno que causou imediata reação nas redes e especulações sobre a passagem de um meteoro bem próximo da Terra.

A Associação Americana de Meteoros recebeu mais de 150 notificações sobre o caso e até mesmo ligações para a polícia foram feitas, segundo relato nas redes, de pessoas que temiam que o objeto fosse um avião em queda.

No entanto, apesar das imagens capturarem um comprido rastro no céu tal qual meteoros, este não foi o caso, explicou a Nasa.

Segundo publicado pela agência espacial americana em seu perfil de observação de meteoros no Facebook, o responsável por rasgar o céu não era um meteoro, mas sim um satélite voltando ao planeta.

O satélite provavelmente é o Kosmos-2551, proveniente da Rússia, analisaram especialistas. Ele cruzou o céu no espaço dos estados de Ohio, Michigan e Indiana.

“Há muitos relatos vindo de estados do centro-oeste sobre uma longa bola de fogo cruzando o céu no começo da madrugada. Este não é um evento causado por um objeto natural: foi produzido pela reentrada e fragmentação de um satélite acima desta área do país”, diz a Nasa na publicação.

Imagem que circulou nas redes mostrou suposto “meteoro” no céu dos EUA na sexta-feira (20) à noite / Reprodução

*Com informações da CNN Business

Mais Recentes da CNN