Brasil e Colômbia fecham parceria para atividades espaciais

A parceria será em áreas temáticas como a observação da terra e o desenvolvimento, montagem, testes e operação de satélites

Neila Rocha/MCTI

da Agência Brasil

Ouvir notícia

Nesta quinta-feira (19), Brasil e Colômbia assinaram um memorando de entendimento para a cooperação em atividades espaciais com fins pacíficos. O documento foi assinado pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações brasileiro, astronauta Marcos Pontes, e seu equivalente colombiano, Tito Crissien Borrero.

A parceria será em áreas temáticas como a observação da terra e o desenvolvimento, montagem, testes e operação de satélites. Além disso, o acordo vai permitir um uso compartilhado de infraestruturas científicas e tecnológicas entre os dois países.

“Um programa espacial tem um papel muito importante no desenvolvimento de diversas áreas. E há uma série de desafios que podem, e precisam, ser resolvidos em parceria. Por isso é importante ter um parceiro como a Colômbia, que também poderá contar fortemente com o Brasil na criação de seu programa espacial”, afirmou o ministro astronauta Marcos Pontes durante a cerimônia.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ambos vinculados ao MCTI, serão as instituições brasileiras com maior atuação nessa cooperação científica entre Brasil e Colômbia.

 

Mais Recentes da CNN